Corpus Christi 2014

Fiéis lotam estádio Frei Epifânio na celebração de Corpus Christi em ITZ

Mais de 16 mil pessoas renovaram a fé na presença de Jesus na eucaristia.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

[e-s001]

IMPERATRIZ – As cores da Seleção Brasileira tomaram o estádio Frei Epifânio nesta quinta-feira (19), mas não foi para comemorar a vitória em um jogo, e sim a para celebrar “Jesus, palavra de Deus”, na solenidade de Corpus Christi realizada pela Diocese de Imperatriz.

Aproximadamente 16 mil pessoas coloriram o estádio com suas camisas verdes e segurando balões amarelos. Foi tanta gente que o gramado teve que ser liberado para o público, que animado participou do flash mob na abertura da celebração.

Com muita fé e emoção, os fiéis de todas as igrejas que compõem a Diocese de Imperatriz agradeceram e renovaram a fé na presença de Jesus na eucaristia. Iniciada às 18h, a celebração foi presidida pelo bispo Dom Gilberto Pastana, com a ajuda dos padres da diocese. Todos se concentraram em um palco no centro do estádio.

Durante a homilia, momento em que o bispo explica as duas leituras e o evangelho, Dom Gilberto agradeceu a todos os que ajudaram na realização do evento e conclamou Imperatriz e o Maranhão a escutar o Senhor.

 O estádio ficou pequeno para tanta gente. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
O estádio ficou pequeno para tanta gente. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

O bispo destacou, ainda, a importância da palavra de Deus para os fiéis. “É importante escutar, meditar, viver e celebrar essa palavra. Mas também é preciso testemunhar essa palavra”, disse.

Na explicação das leituras, Dom Gilberto também chamou os católicos para sair e evangelizar, mas não sair de qualquer forma, é preciso se preparar para fazer essa evangelização e aplicar a metodologia da acolhida.

“Devemos fazer isso sempre. Devemos ler e aplicar a palavra na nossa vida. Ela deve ser lida e compreendida com o outro. A compreensão deve ser feita em comunidade. A palavra de Deus atinge todas as culturas, é preciso saber dialogar. Que Jesus, palavra de Deus nos revigore e nos faça discípulos”, afirmou.

 Bispo recebendo a bíblia para iniciar a celebração. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Bispo recebendo a bíblia para iniciar a celebração. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

Após a homilia, ocorreu um dos momentos de destaque da celebração, foi quando as luzes do estádio se apagaram e a iluminação ficou por conta das velas seguradas pelos fiéis, que foram acesas pouco a pouco. Veja as fotos. Nesse momento foi realizada a profecia da fé, em que os fiéis proclamaram, publicamente, a devoção na eucaristia e renovam a fé.

Para a funcionária pública Ioneide Maria, que participa todos os anos da celebração, o momento é “para representar a união católica e renovar a nossa fé. Os católicos de Imperatriz são unidos”, ressaltou.

“É uma das cerimônias mais importante para nós católicos, pois é o encontro da palavra e da eucaristia, que é onde a igreja se estrutura, se forma”, completou o professor universitário Lourêncio Pereira.

Após a celebração, o bispo desceu com santíssimo do altar até o carro para começar a procissão. Nesse momento muitos fiéis se aproximaram para tocar no santíssimo, ou mesmo estirar a mão pedindo a benção. A procissão percorreu as principais ruas do Centro da cidade, passando pela Igreja de Santa Tereza D’Ávila e encerrando na Catedral de Fátima, onde foi realizada a benção do santíssimo.

 Momento em que os fiéis acendiam as velas. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Momento em que os fiéis acendiam as velas. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.