Defensoria Pública

Habilitação para o cargo de ouvidor-geral da Defensoria vai até sexta

Após a composição da lista tríplice pelo Conselho, os nomes serão encaminhados ao Conselho Superior da Defensoria Pública.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

MARANHÃO - Os interessados em participar do processo de escolha do novo ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) têm até sexta-feira (9), para se habilitar ao cargo. Os requerimentos de inscrição e a documentação comprobatória dos requisitos deverão ser entregues no Setor de Protocolo da sede da Defensoria Pública, localizada na Praia Grande – Centro, das 8h às 17h.

As regras relativas ao processo de escolha do novo ouvidor-geral da instituição foram definidas em sessão ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), realizada no dia 25 de abril.

Nos termos da Resolução, nº 005 – CSDPEMA, de 25 de abril de 2014, caberá ao Conselho Estadual de Direitos Humanos a formação de lista tríplice de candidatos ao cargo, que tem entre os requisitos, ser brasileiro ou português amparado pela reciprocidade de direitos consignada na legislação específica; estar no exercício dos direitos políticos e quite com as obrigações eleitorais, sem filiação político-partidária.

Também precisa estar em dias com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino; ser moralmente idôneo e ter reputação ilibada; não integrar os quadros da Defensoria Pública, Magistratura, Ministério Público, Advocacia Pública e Polícia Judiciária ou Militar, ainda que na inatividade, e possuir curso superior em qualquer área.

Ainda conforme a Resolução, o interessado, com comprovada atuação político-social em defesa dos direitos humanos do estado, deverá ter sua candidatura indicada por entidade da sociedade civil. O ouvidor não poderá ter outra atribuição remunerada cumulada, salvo a de docência.

Após a composição da lista tríplice pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, os nomes serão encaminhados ao Conselho Superior da Defensoria Pública, que fará a escolha do novo ouvidor-geral da DPE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.