Ciência e Tecnologia

Prêmio Fapema: "Energias Alternativas" é tema deste ano

O tema foi o mais escolhido na votação realizada pela fundação.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

MARANHÃO – Com 36,6% do total de votos, “Energias Alternativas: o desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho” foi o vencedor da enquete para escolha do tema do Prêmio Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) 2014.

Ao todo, 673 votos foram contabilizados na enquete. Em segundo lugar, ficou o tema “Economia verde: combatendo a fome e protegendo o ecossistema”, com 213 votos (31,6%); seguido por “Ensino à distância: quebrando barreiras e promovendo a educação”, com 94 votos (14%).

O tema vencedor propõe o debate acerca da produção de energia para consumo humano como um dos fatores que mais acarreta danos ao meio ambiente, quando se pensa em energias convencionais, como o petróleo.

A demanda por energia está cada vez maior e as fontes mais esgotadas. Dessa forma, estudos creditam às novas formas de produção e armazenamento, como painéis solares e baterias de maior vida útil, uma revolução nos modos de vida tão impactante quanto o foi o petróleo e gás.

Em 2014, o Prêmio Fapema chega a décima edição e se consolida como a maior premiação científica do Norte/Nordeste. O prêmio tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais e estimular a divulgação cientifica e tecnológica do Maranhão.

Podem concorrer ao prêmio alunos de Ensino Médio, Fundamental ou Técnico, de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, profissionais da comunicação social, empresários, inventores e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.