Desenvolvimento Social

Imperatriz inicia ações para manter o Selo Unicef

Um fórum será realizado no dia 11 de maio. O Selo reconhece o município como amigo da criança.

Imirante Imperatriz, com informações da Sedes

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

IMPERATRIZ – Será realizado no dia 11 de maio o 1ª Fórum Comunitário do Selo Unicef em Imperatriz. O evento faz parte das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) para elaborar um plano de ação junto com a comunidade em busca de manter o Selo Unicef edição 2013 – 2016 de município de amigo da criança.

A realização do evento foi definida depois de reunião da Sedes, articuladora do Selo Unicef, e as secretaria de Saúde, Juventude, Meio Ambiente, Comunicação, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Selo que tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da Amazônia Legal brasileira, principalmente das famílias mais vulneráveis. Cada município que faz a pactuação com o Selo assume o compromisso de elaborar, em processo participativo, um diagnóstico da situação da população de 0 a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam esse público.

Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes, além de monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Imperatriz ganhou o Selo do Unicef na edição 2009-2013 e, para que o município continue sendo reconhecido amigo da criança, assará por novas avalições que consistem em manter em funcionamento CMDCA e superar alguns indicadores, como: evasão escolar, garantir a diminuição da violência, abuso e exploração sexual, a mortalidade infantil, promover a profissionalização, o acesso ao esporte, dentre outros critérios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.