Saúde

Técnicos discutem sobre vacinação contra Influenza no Estado

A campanha começa dia 22 de abril e vai até 9 de maio.
Divulgação/ Assessoria09/04/2014 às 15h10

IMPERATRIZ - A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, reúne, na tarde desta quarta-feira (9), gestores municipais e coordenadores de Imunização dos 217 municípios maranhenses para discutir as estratégias de realização da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A campanha deste ano tem início dia 22 de abril e se estende até 9 de maio, sendo 26 de abril o dia “D” de mobilização no Maranhão, assim como em todo o Brasil.

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, informou que este ano, além das pessoas com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também serão contemplados com a vacina contra a gripe.

“Buscamos o empenho de todos os gestores municipais para que o Maranhão atinja as metas da vacinação, para que a nossa população tenha a sua saúde protegida”, declara o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

O Brasil vem investindo desde 1999 em campanhas nacionais de vacinação contra influenza, que tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Além das estratégias de realização da campanha, no encontro serão abordados aspectos epidemiológicos da Influenza pela médica infectologista Maria dos Remédios Branco, bem como dados estatísticos da vacinação contra o HPV, entre outros assuntos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.