Justiça

PGJ requer da PM ações para combater a violência no Maranhão

A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira(4), na sede da procuradoria.

Com informações do Ministério Público

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

MARANHÃO - A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, cobrou do comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto, medidas para assegurar a ordem e a segurança dos cidadãos no Estado. A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira(4), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís.

O encontro foi motivado pelos crescentes índices de violência e a situação de instabilidade na segurança pública. O problema foi ampliado com o início da paralisação dos policiais militares. "O comando da Polícia Militar tem o dever de garantir a integridade física da população e a normalidade na vida cotidiana no Maranhão", reivindicou Regina Rocha.

A procuradora destacou que a situação é "gravíssima" e requer medidas urgentes para garantir a estabilidade nas cidades maranhenses. Na ocasião, Regina Rocha mostrou ao comandante da PM as manifestações das Promotorias de Justiça de Imperatriz e Timon solicitando providências para combater a criminalidade e a insegurança.

De Imperatriz, os promotores de justiça Uiuara de Melo Medeiros, Joaquim Ribeiro de Souza Junior e Francisco Teomário Serejo pediram à procuradora-geral que recomende o envio imediato de tropas da Força Nacional de Segurança para a região. Outro pedido é o envio de notificação aos policiais grevistas para que recolham aos respectivos quartéis as armas da corporação militar.

O coronel Zanoni Porto se comprometeu a reforçar o efetivo nas duas regiões, enquanto durar a paralisação, e enviar policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) para Timon. O comandante da PM também reivindicou que o MPMA apure, com rigor, todas as condutas irregulares e os crimes cometidos pelos policiais durante o movimento de paralisação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.