Imperatriz

CDL alerta para informações falsas sobre serviços do SPC

Para não cair no golpe o cliente deve procurar a CDL para ter mais informações.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Falsos anúncios estão sendo espalhados na internet acerca de cobranças do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil. Trata-se de publicações onde os usuários são induzidos a pagar determinada taxa para que seu nome seja retirado da lista de inadimplentes da entidade.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco Almeida, instituição que trabalha em parceria com o SPC Brasil, explica que em nenhum momento a cobrança de qualquer dívida é feita pela internet e que não é com o pagamento de taxa que o nome da pessoa física ou jurídica será retirado do sistema.

“Quando o cliente está inadimplente ele recebe a notificação por carta endereçada à sua residência e não por e-mail, telefone ou qualquer outro meio de comunicação, apenas por carta, que traz em seu conteúdo a loja na qual a pessoa está devendo e o valor da dívida”, informa o presidente Francisco Almeida.

Após o recebimento da notificação de inadimplência a pessoa deve procurar a empresa onde tem a dívida e negociar o pagamento com os responsáveis da própria empresa. Só depois desse processo de negociação e pagamento é que o nome da pessoa é retirado do sistema do SPC.

Quando receber a carta do SPC, é recomendado que o cliente se dirija até o balcão de atendimento da CDL para realizar a consulta e obter mais detalhes sobre a dívida.

Vítimas

Uma pesquisa nacional realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 54% dos consumidores brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude nos últimos doze meses. De acordo com especialistas das duas entidades, este percentual é alto e representa 5,4 milhões de brasileiros, somente nas capitais do país. O estudo também mapeou os golpes mais frequentes e tentou estabelecer um perfil das vítimas dessas práticas fraudulentas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.