Novembro Azul

Audiência pública discute sobre o câncer de próstata

O evento faz parte das ações do "Novembro Azul" que alerta os homens sobre a doença.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01
 Audiência pública discute sobre o câncer de próstata(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Audiência pública discute sobre o câncer de próstata(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Uma audiência pública foi realizada, em sessão ordinária nesta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Imperatriz para discutir sobre a ‘Campanha Novembro Azul’, que alerta os homens para o combate do câncer de próstata.

De acordo com o coordenador da saúde do homem no município, Felype Ranns, no decorrer da campanha serão promovidas diversas ações para alertar e conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e os riscos do câncer. “Nesta campanha temos o diferencial, em que os homens que participarem das palestras e desejarem solicitar uma consulta e até mesmo exames serão agendados e atendidos de acordo com a demanda. Hoje contamos com oito urologistas no município e realizamos em média mil consultas urológicas no Complexo de saúde três poderes”, afirma.

 O evento faz parte das ações do
O evento faz parte das ações do "Novembro Azul" que alerta os homens sobre a doença. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

A vereadora presidente da comissão de saúde da Câmara, Terezinha Soares (PSDB), falou da necessidade de se discutir sobre a prevenção e, também, do preconceito. “Estamos preocupados com a saúde dos homens, porque eles têm medo e o preconceito em fazer o exame, diferente de nós mulheres. Precisamos conscientizá-los da importância de procurar um posto de saúde e se cuidar, para viver melhor e mais tempo”, afirma a vereadora.

O médico coordenador da rede oncológica do município, Gumercindo Filho disse que, quando a doença é diagnosticada ainda precocemente, existe 90% de chances de cura. “É recomendado que os homens a partir dos 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, porque quando diagnosticado no início, o tratamento é mais fácil”, explica. [e-s001]

De acordo com o médico Gumercindo Filho, o município recebeu uma Unidade Móvel que será utilizada para a prevenção e tratamento de câncer. “A nossa pretensão é avançar no diagnóstico e tratamento do câncer. Vamos priorizar as comunidades mais carentes, começando com as pessoas da Estrada do Arroz, aqueles que ainda não fizeram o exame”, informa.

Dados Município

O coordenador da rede de oncologia Gumercindo Filho, informou que, ainda, não existem dados catalogados de casos diagnosticados na cidade. “Este mapeamento só será possível a partir de agora com a Central de Coordenação do Registro e Combate ao Câncer que foi inaugurada no dia 25 de outubro”, justifica o médico.

Dados Nacional

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Anualmente são diagnosticados mais de 50 mil casos, dos quais 12 mil resultam em morte.

Novembro Azul

Durante toda a Campanha serão realizadas palestras, ações sociais e educativas, intervenções em espaços públicos, blitze com distribuição de folhetos informativos. O mês foi escolhido devido o dia 17 de novembro ser comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

 O evento faz parte das ações do
O evento faz parte das ações do "Novembro Azul" que alerta os homens sobre a doença. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.