Feira

Quase tudo pronto para a maior Feira Científica da região

A Feicitec será de 5 a 7 no Ginásio da igreja São Francisco.O credenciamento teve início hoje.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01
 Pesquisadores no credenciamento para Feicitec. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Pesquisadores no credenciamento para Feicitec. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ- Está quase tudo pronto para a realização da maior Feira de Ciências e Tecnologia do Sul do Maranhão(Fecitec). Durante todo o dia de hoje (4) os pesquisadores podem fazer o credenciamento. Já na sétima edição o evento, será aberto oficialmente para visitação do público na manhã desta terça-feira(5) e segue com programação até o dia 7 de novembro, no pátio da Igreja São Francisco de Assis, no Centro da cidade.

No decorrer do evento se apresentam alunos de escolas da rede pública e privada da Educação Básica e da Graduação com trabalhos de iniciação científica com orientação de seus professores.

Segundo informações do presidente da Associação do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina (NDCRT), Alexandre Passos da Silva, a Feicitec, é um evento que reúne jovens pesquisadores do Maranhão, de outras cidades do Brasil e também do exterior.

“Promover este evento, significa algo gratificante, entre acertos e erros, estamos felizes. Não esperávamos que a Feira fosse crescer tanto, tivesse visibilidade e reconhecimento nessa proporção trazendo participantes de fora, outros países, Estados”, ressalta o presidente.[e-s001]

Está confirmada a participação de projetos de Estados como: São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Fortaleza, Pernambuco e outros, além de trabalhos internacionais do México, Paraguai e Colômbia.

Este ano a Feira contará com 96 estandes e o espaço foi destinado a pesquisadores da graduação. “A cada ano estamos conseguindo aumentar a quantidade de projetos. Hoje 50% dos participantes são da Região Tocantina, e os demais de fora. Nosso maior foco é educação básica, mas abrimos para graduação a pedido deles”, explica o presidente.

Com entrada franca, a Feira é aberta para visitação do público a partir das 8h até 17h30.

Concurso

A novidade desta edição é realização de dois concursos pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas podem participar do concurso que vai escolher a melhor redação, sobre a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): ‘Ciência Saúde e Esporte’.

Os estudantes do Ensino Fundamental podem participar do concurso, fazendo um desenho sobre o tema da SNCT. Terá uma banca examinadora e os melhores trabalhos serão premiados no final da Feira. “É uma forma de envolver as crianças que não estão participando da feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.