Feira

Pesquisadores do Ceará participam da Fecitec

A Feira será no pátio da igreja São Francisco de 5 a 7 de novembro.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ - O Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina (NDCRT) abre oficialmente, para visitação do público nesta terça-feira (5), a 7ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia Sul do Maranhão (Fecitec). O evento será no pátio da Igreja São Francisco de Assis e segue até o sábado (9).

Os pesquisadores do Estado do Ceará Fernando Nunes, Vanessa Teodósio e Francisco Daniel Adriano participam do evento pela quarta vez e trouxeram, para esta edição da feira, dois trabalhos científicos. O primeiro sobre a Extração da Bromelina a partir do Croatá e o segundo sobre Cisterbam que é um mecanismo que ajuda a conviver com a seca que atinge mais de 175 municípios no Ceará.

O pesquisador Fernando Nunes diz que o evento é uma boa oportunidade para expor pesquisas e incentivar novos pesquisadores. “Estamos aqui para mostrar os resultados das nossas pesquisas. O primeiro projeto sobre a extração do bromelina é uma nova forma da enzima proteolítica de uma fruta típica da região. O outro projeto é um sistema de baixo custo que ajuda as pessoas a conviver com a seca. A feira é uma oportunidade de apresentarmos a nossa pesquisa às pessoas”, explica.

Está confirmada, na Fecitec, a participação de 70 projetos científicos, sendo de sete Estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco e outros, e pesquisas do México, Paraguai e Colômbia.

De acordo com o presidente do Núcleo de Divulgação Cientifica da Região Tocantina, Alexandre Passos da Silva, um dos organizadores, a feira é de suma importância, atrai um número expressivo de visitantes e já se consolidou como um evento de referência na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.