Saneamento Básico

Plano de saneamento básico começa a ser discutido em ITZ

Um fórum foi realizado no auditório da OAB para discutir o assunto.

Imirante Imperatriz com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

IMPERATRIZ – Começaram hoje (18) as atividade para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, o primeiro de Imperatriz. O projeto, que é instrumento estratégico e de gestão participativa, deve ficar pronto até dezembro deste ano e valerá para os próximos 20 anos, caso contrário a cidade pode perder recursos federais para a área.

“Nós temos uma lei de 2007 que ela determina claramente que todos os municípios brasileiros terão que elaborar um plano participativo de saneamento básico, para que possam organizar nos aspectos de água, saneamento e resíduos sólidos”, destacou o promotor do Meio Ambiente, Jadilson Cirqueira.

Um dos pontos prioritários do plano deve ser a expansão da rede de esgoto da cidade, isso porque menos de 30% da área urbana da cidade tem rede coletora de esgoto. Durante o Fórum que está discutindo o assunto para a elaboração do plano, Jadilson Cirqueira, destacou a necessidade de investimentos também da iniciativa privada para o tratamento de esgoto, isso devido ao crescimento da cidade nos últimos anos.

Depois de estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e de atendimento com os serviços de água, por exemplo, o plano passa a ser referência de desenvolvimento para o município, auxiliando no sistema de coleta e tratamento esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo, drenagem e destino adequado das águas da chuva, entre outras ações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.