Política

Lançada Cartilha de Filiação Partidária em Imperatriz

Publicação contém todos os esclarecimentos para interessados em disputar as eleições de 2014.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02


IMPERATRIZ- Representantes de partidos políticos, servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e estudantes de Direito acompanharam ontem (25), o lançamento da cartilha de filiação partidária no auditório Jorge Mendes, em uma faculdade particular da cidade. Na oportunidade, dúvidas foram esclarecidas por membros da Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TRE, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, do presidente do instituto do ensino superior do sul do Maranhão, Dimas Salustiano, do vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador José de Rimabar Froz Sobrinho, do membro do TRE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz federal Nelson Loureiro dos Santos, a diretora do Fórum Eleitoral de Imperatriz, a juíza Ana Jorge de Carvalho Maia, o vice-prefeito da cidade, Carlos Porto, a representante da Câmara Municipal, a vereadora Terezinha Soares e o presidente da Ordem dos Advogados de Imperatriz, Malaquias Neves.

A cartilha foi elaborada pela Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão com o propósito de oferecer informações aos dirigentes partidários, por meio de perguntas e respostas de assuntos relevantes da legislação vigente, tais como processo de filiação ou desligamento dos partidos, sistema filiaweb, transferência de domicílio eleitoral, cuidados com a duplicidade de filiação, entre outros.


Para o presidente do TRE, José Bernardo, a cartilha é importante porque o “o povo está querendo eficiência e os partidos políticos devem apresentar seus fichas limpas para as eleições”, afirma. Segundo o juiz Nelson Loureiro, membro do Tribunal Eleitoral, o registro “é uma cartilha simples e objetiva que busca esclarecer as principais dúvidas dos eleitores e candidatos a cargos eleitorais, principalmente sobre toda a operacionalização partidária”, conclui.

Todos os detalhes da cartilha foram apresentados pela secretária da Escola Judiciária Eleitoral do Estado, Lígia Ramos Moraes, uma das autoras.

*Com informações da assessoria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.