Cursos

Senai abre inscrições para cursos gratuitos em três áreas

Jovens de 17 a 23 anos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (05).

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

IMPERATRIZ – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro de Formação Profissional de Imperatriz, abre nesta segunda-feira (05) o período de inscrição para o processo seletivo para três cursos gratuitos, sendo um técnico e dois em aprendizagem industrial. As inscrições terminam na quinta-feira (08). Serão oferecidas vinte vagas para cada curso. O público alvo são jovens que tenham concluído o ensino fundamental e médio em escolas públicas. A aplicação da prova para o curso técnico será no dia 11 de agosto, e para os cursos de aprendizagem, no dia 18 de agosto, no turno matutino, no Senai.

Os cursos oferecidos são: técnico em eletromecânica, destinado a pessoas que tem o ensino médio completo, de aprendizagem industrial em marceneiro de móveis planejados, para os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e eletricista em manutenção industrial, também, para quem concluiu o ensino fundamental.

Segundo informações do supervisor pedagógico do Senai em Imperatriz, Alex Salustiano da Silva, o processo seletivo será em duas etapas: a primeira com a aplicação de uma prova escrita objetiva com conhecimentos básicos em matemática e Língua Portuguesa. E a segunda etapa será a realização de uma entrevista. “O candidato terá que se adequar aos pré-requisitos, ter idade mínima de 17 anos até 22 anos para o curso técnico em eletromecânica, mais o ensino médio completo. Já para os cursos de aprendizagem, ter entre 17 e 23 anos e ter concluído o 9º ano do ensino fundamental”, afirma o supervisor.

O supervisor do Senai informou ainda que a seleção destes cursos foi realizada através de uma triagem da demanda de áreas que estarão em alta no mercado até 2016. “O Senai buscou uma o consultoria externa, sinalizou as áreas que vão esta em alta até em 2016, como construção civil, eletromecânico, papel e celulose, segurança do trabalho. Assim, as pessoas capacitadas dificilmente ficarão desempregadas, porque elas irão passar por um estágio e os alunos que obtiverem destaque poderão ser contratados pelas empresas, como tem acontecido”, ressalta Alex Salustiano.

A previsão do início das aulas é para o dia 2 de setembro. O curso só termina em maio de 2015, de acordo com o edital.

Ainda segundo informações da diretoria, a previsão é que no ano de 2014 sejam disponibilizados 10 cursos técnicos, entre eles: eletrotécnica, mecânica, marceneiros de móveis planejados, edificações e segurança no trabalho.

Inscrição

Para realizar a inscrição são necessários os documentos pessoais (RG e CPF) e certificado de escolaridade (ensino médio ou fundamental de acordo com edital). Os interessados devem procurar o Senai na Rua Y, s\n, Nova Imperatriz. Mais informações pelo site : WWW.fiema.org.br ou pelo telefone (99) 3526-4807.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.