Saúde

Caminhada comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o respeito e humanização do tratamento.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ- Será realizada uma caminhada hoje (17) no período da tarde, para sensibilizar e fortalecer a Luta Antimanicomial. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o respeito e reconhecimento dos direitos dos portadores de transtornos mentais, como também, para a humanização do tratamento psiquiátrico e o fim do encarceramento.

O evento é organizado pelos Centros de Atenção Psicossocial CAPS’s, que será realizado a partir das 16h, com a concentração na Praça Brasil, em seguida a caminhada seguirá pela Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa em direção a Secretaria de Saúde com encerramento na Praça de Fátima.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 18 de maio de 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental, ocorrido naquele ano em Bauru (SP). Desde então, a data tem sido comemorada anualmente, com discussões sobre a política de saúde mental e a defesa dos direitos humanos das pessoas que sofrem de transtornos psíquicos.

Em Imperatriz, desde o início do ano de 2012 não se trabalha mais com manicômios, todo o tratamento da rede de saúde mental é feito por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS III, CAPS AD – Álcool e outras Drogas e CAPS IJ – Infanto Juvenil) e da Residência Terapêutica. Os primeiros CAPS que funcionavam paralelamente ao serviço da clínica psiquiátrica (Naíse) que foi fechada no dia 30 de dezembro de 2011.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.