Educação

Aberta a 2ª conferência intermunicipal de educação em ITZ

O evento reúne cerca de 450 pessoas de 10 municípios da regional de Imperatriz.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

IMPERATRIZ – Aberta na manhã de hoje a 2ª edição da Conferência Intermunicipal de Educação, evento preparatório para o Conferência Maranhense de Educação (Comae). O encontro foi aberto pelo secretário estadual de educação, Pedro Fernandes. O objetivo do encontro é debater é a construir propostas norteadoras para o Plano Estadual de Educação. O evento reuni cerca de 450 pessoas entre representantes de segmentos ligados à educação, poderes públicos e sociedade civil de 10 municípios da Unidade Regional de Imperatriz (Urei).

O secretário Pedro Fernandes, que ameaçou não falar por causa da manifestação dos professores, destacou os quatro objetivos que a Seduc estabeleceu a partir do diagnóstico da situação na educação no Estado. O primeiro deles é o melhorar o nível de aprendizado, objetivo que depende de muitas ações para ser concretizado, inclusive a valorização dos docentes.

A segunda prioridade é a universalização do Ensino Médio, pois 40% dos adolescente que deveriam estar estudando, ainda, estão fora da escola. O terceiro ponto é a implementação do regime de colaboração, para que Estado, municípios e governo federal possa trocar experiências e se ajudarem na melhoria da educação. O último objetivo, apresentado pelo secretário, é a erradicação do analfabetismo, isso porque, no Maranhão, ainda tem 19,4% de analfabetos.

“A escola pública é a única saída para tirarmos as pessoas que ainda estão em situação de miséria da pobreza, e as conferências de educação é um dos espaços para se discutir e avançar nesse processo”, afirmou Pedro Fernandes.

Para o professor da rede estadual e secretário de educação de Governador Edson Lobão, distante 30km de imperatriz, Geraldo Braga, as discussões durante a conferência tem um objetivo em comum, que é a melhoria na qualidade de ensino. “Discutiremos também o financiamento da educação, que é um bem dos brasileiros, mas se tornou caro para a gestão. Então vãos buscar mediações para fazer essas melhorias na educação”, disse.

A abertura contou, ainda, com a palestra da professora da Universidade Federal do Maranhão, Regysane Botelho, que abordou o tema da Comae 2013. Segundo ela, a palestra vai apresentar aos participantes o tema geral da conferência deste ano, que é “O plano nacional de educação na articulação do sistema nacional de educação” para depois se discutir, de forma mais aprofundada, todos os eixos que serão debatidos na conferência.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.