Irregularidades

Justiça suspende seletivo para contratação de servidores municipais

Candidatos seriam contratados precariamente para ministrarem aula na rede municipal de ensino.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Arte: Maurício Araya)

GRAJAÚ - O Poder Judiciário deferiu a liminar determinando imediata suspensão do processo seletivo que seria realizado no próximo domingo (19), no município de Grajaú. A decisão foi tomada Após ajuizamento da Ação de Obrigação de Não Fazer pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Com o seletivo, o município objetivava selecionar aproximadamente mil candidatos, que seriam contratados precariamente para ministrarem aula na rede pública municipal de ensino.

Na ação, o promotor de justiça Crystian Gonzalez Boucinhas, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Grajaú, formulou seu pedido com base na necessidade de se observar a regra constitucional que exige o concurso público para ingresso na Administração Pública, bem como na Ação Direta de Constitucionalidade (ADI), que tramita no Tribunal de Justiça, na qual foi declarada liminarmente a inconstitucionalidade de leis do município de Grajaú que autorizam contratos temporários.

Segundo o promotor, "o município já de há muito vem deturpando a regra que permite a contratação por excepcional interesse público, utilizando contratações precárias como regra, e não como exceção, como deveria ser".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.