Campeonato Maranhense

Tuntum vence o Cordino e garante vaga inédita nas semifinais do Maranhense

Leão dos Cocais avançou em quarto lugar e vai encarar o Maranhão Atlético na próxima fase.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 02/04/2024 às 23h26
O Tuntum venceu o Cordino no Estádio Rafael Seabra.
O Tuntum venceu o Cordino no Estádio Rafael Seabra. (Divulgação / Tuntum EC)

TUNTUM - O Tuntum conquistou, na noite desta terça-feira (2), a classificação para as semifinais do Campeonato Maranhense pela primeira vez na história. Em duelo válido pela 14ª e última rodada da fase classificatória do Estadual, o Leão dos Cocais contou com o apoio da torcida no Estádio Rafael Seabra para vencer o já rebaixado Cordino por 3 a 0, resultado que coloca a equipe tuntunense no mata-mata da competição.

Precisando de uma vitória expressiva diante do Cordino para não depender do resultado do jogo do Moto Club, que disputava simultaneamente o clássico Maremoto contra o Maranhão Atlético, o Tuntum foi para cima desde o começo da partida, porém, a Onça de Barra do Corda segurou o empate sem gols no primeiro tempo. Já na etapa final, com um jogador a mais, o Tuntum encontrou espaços e conquistou o resultado que precisava: após Neto abrir o placar com um golaço aos 15 minutos, o atacante Cris Maranhense decidiu o confronto com dois gols, marcados aos 33 e 46 minutos.

Com a vitória em casa, o Tuntum chegou aos 19 pontos e garantiu a quarta posição na fase classificatória do Campeonato Maranhense, superando o Moto Club, que foi a 17 pontos após o empate por 0 a 0 diante do Maranhão Atlético e ficou fora das semifinais. Já o Cordino, que conquistou apenas uma vitória em 14 jogos, se despede do Estadual com apenas sete pontos, ocupando a oitava e última colocação do torneio.

Nas semifinais do Campeonato Maranhense, o Tuntum enfrentará o atual campeão Maranhão Atlético, que fez a melhor campanha da fase classificatória do Estadual. A partida de ida será disputada no Estádio Rafael Seabra, em Tuntum, enquanto o duelo de volta está marcado para o Estádio Castelão, em São Luís. As datas e horários das semifinais do Campeonato Maranhense ainda serão divulgadas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). O Cordino, por sua vez, só volta a disputar uma partida profissional em 2025, quando participará da Segundinha Maranhense.

O jogo

Empurrado pela torcida e precisando de uma goleada, o Tuntum foi para cima do Cordino no primeiro tempo, mas esbarrou na forte marcação da Onça de Barra do Corda e nas condições adversas do gramado do Estádio Rafael Seabra, que sofreu com as fortes chuvas. O Cordino, no entanto, sofreu um duro golpe ainda na etapa inicial, com a expulsão do zagueiro Mimica, aos 44 minutos.

Totalmente à vontade em campo, o Tuntum permaneceu no campo de ataque durante o segundo tempo e teve a sua insistência premiada aos 15 minutos: após erro do Cordino na saída de bola, Neto arriscou de muito longe e marcou um belo gol para o Leão dos Cocais. Com a vantagem no placar, o Tuntum teve tranquilidade para criar jogadas, e aí brilhou a estrela do atacante Cris Maranhense, que marcou o segundo gol do time tuntunense aos 33 minutos, aproveitando cobrança de escanteio, e aos 46, após ser lançado em profundidade, invadir a área e chutar forte no canto direito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.