Copa do Brasil

Tuntum é eliminado na primeira fase da Copa do Brasil após ser goleado pelo ABC

Leão dos Cocais disputou a competição nacional pela segunda temporada consecutiva.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Tuntum e ABC se enfrentaram pela primeira fase da Copa do Brasil.
Tuntum e ABC se enfrentaram pela primeira fase da Copa do Brasil. (Divulgação / Tuntum EC)

TUNTUM - Sensação da Copa do Brasil de 2022, o Tuntum voltou a disputar uma partida da competição nacional na noite desta quarta-feira (1º), diante do ABC, no Estádio Rafael Seabra. Em seu primeiro jogo oficial em 2023, após fazer uma parceria para representar o Chapadinha na disputa do Campeonato Maranhense, o Leão dos Cocais vivia a expectativa de voltar a fazer história na Copa do Brasil, mas o objetivo passou longe de ser cumprido dessa vez: sem conseguir impor seu ritmo, a equipe tuntunense foi goleada por 5 a 0 pelo ABC e está eliminada na primeira fase do torneio.

Mesmo com a vantagem do empate por ter melhor posição no Ranking da CBF, o ABC teve uma postura agressiva diante do Tuntum e encaminhou a classificação ainda no primeiro tempo, com gols de Raphael Luz, aos 17 minutos, e Rafael Silva, aos 50. O Leão dos Cocais tentou reagir na volta do intervalo, mas o Alvinegro Potiguar precisou de pouco tempo para transformar a vitória em goleada, contando com um gol contra de Cloves, aos dois minutos, e o segundo de Rafael Silva, aos oito. Com a situação controlada, o ABC ainda marcou o quinto com Walfrido, já aos 42 minutos.

Com a goleada no Rafael Seabra, o ABC garantiu vaga para a segunda fase da Copa do Brasil, onde enfrentará o Vasco, em jogo único em São Januário, no Rio de Janeiro, em data e horário a serem definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O vencedor do duelo entre Vasco e ABC avança à terceira fase, enquanto um empate leva a decisão para os pênaltis. O Tuntum, por sua vez, encerra precocemente a sua segunda participação na história da Copa do Brasil: em 2022, o Leão dos Cocais venceu o Volta Redonda na primeira fase e foi eliminado após perder para o Cruzeiro na segunda fase.

Fora da Copa do Brasil, o Tuntum terá alguns meses sem atividades e só volta a jogar oficialmente em julho, quando terá início a fase final da Segundinha Maranhense. Se conseguir o acesso à elite estadual, o Leão dos Cocais disputará ainda a Copa FMF, competição que definirá os donos das últimas vagas do futebol maranhense na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D de 2024. Já o ABC muda o foco para a Copa do Nordeste: neste sábado (4), às 20h, o Alvinegro recebe o Atlético-BA no Estádio Frasqueirão, pela fase de grupos do torneio regional.

O jogo

O ABC ignorou a pressão da torcida do Tuntum no Estádio Rafael Seabra, tomou a iniciativa do jogo e não demorou a finalizar com perigo. Aos sete minutos, Daniel desviou cruzamento de Márcio Azevedo e quase abriu o placar para o Alvinegro. Pouco depois, aos oito, Márcio Azevedo cobrou falta com categoria, parando em grande defesa de Gustavo Húngaro.

Diante de um Tuntum pouco agressivo, o ABC permaneceu no campo de ataque e fez o primeiro gol aos 17 minutos: após cobrança de escanteio de Alemão, Raphael Luz conseguiu o desvio e colocou o Alvinegro em vantagem. Já aos 29, Daniel tentou o chute cruzado e Rafael Silva tentou o desvio, mas Gustavo Húngaro, atento, saiu bem do gol e evitou a finalização.

Na reta final do primeiro tempo, o Tuntum teve uma leve melhora e passou a apostar nos cruzamentos para a grande área, porém, a defesa do ABC, liderada pelo goleiro Simão, afastou todas as tentativas do Leão dos Cocais. Com a atuação segura de sua linha defensiva, o Alvinegro tratou de ampliar a vantagem antes do intervalo: aos 50 minutos, Rafael Silva foi lançado por Paulinho Moccelin e cabeceou bem, sem chances para Gustavo Húngaro.

ABC transforma vitória em goleada

Precisando de três gols para se classificar, o Tuntum fez duas mudanças no intervalo, com o objetivo de pressionar o ABC, mas toda a estratégia da equipe tuntunense desmoronou em pouco tempo. Aos dois minutos, Paulinho Moccelin cobrou falta na grande área, Cloves tentou afastar o perigo da área do Tuntum, mas fez gol contra. Já aos oito, Rafael Silva recebeu de Richardson, chutou forte e marcou o quarto gol do Alvinegro.

Satisfeito com os quatro gols de vantagem, o ABC reduziu o ritmo e tentou valorizar a posse de bola, enquanto o Tuntum tentava diminuir o prejuízo, mas sem oferecer maior perigo ao gol de Simão. Mesmo sem a pressão de antes, o Alvinegro continuava encontrando espaços na defesa do Leão dos Cocais: Jean Patrick, aos 32, chutou forte da entrada da área e tirou tinta do travessão.

Mesmo com o ataque em ritmo de treino, o ABC ainda aproveitou uma bobeira do Tuntum para marcar o quinto gol: após interceptar passe no campo de ataque, Walfrido tirou do alcance de Gustavo Húngaro e também balançou as redes pelo Alvinegro. Já aos 48, Jailson teve a chance do sexto gol e foi travado por Gustavo Húngaro, no último lance da partida.

FICHA TÉCNICA

TUNTUM: Gustavo Húngaro; Bruno Marrones, João Victor, Gustavo Rambo e André Radija (Wesley); Cloves, Fabiano Alves (Yuri), Allyson (Kiô) e Vagalume; Emerson Mineiro (Luiz Henrique) e Igor Oliveira (Diogo). Treinador: Dejair Ferreira

ABC: Simão; Alemão, Richardson (Wálber), Afonso e Márcio Azevedo; Wellington Reis (Jean Patrick), Daniel (Jailson) e Raphael Luz (Walfrido); Paulinho Moccelin, Rafael Silva e Felipe Garcia (Bruno Lima). Treinador: Fernando Marchiori

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.