Caminho de ouro

Revelado em projeto social, jovem trilha caminho vencedor no esporte

João Victor Santos é maior o expoente da natação e maratona aquática no MA.

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
João Victor durante a 1ª etapa do Sprint Triathlon
João Victor durante a 1ª etapa do Sprint Triathlon

SÃO LUÍS – As Olimpíadas de Tóquio terão vários atletas do Maranhão, entre eles Rayssa Leal (skate), Ana Paula Rodrigues (handebol) e as gêmeas do rugby, Thalia e Thalita Costa, e muitos jovens do estado vendo esse cenário, que se repete jogos após jogos, se sentem no direito de sonhar também em um dia se tornar um atleta de elite no país e, quem sabe, vestir a camisa do Brasil em uma Olimpíada. Esse é caso do João Victor Santos, de 19 anos, atleta especialista em maratona aquática e natação que, sem sobra de dúvidas, é o maior expoente da modalidade no Maranhão. Descoberto em projeto social, João Victor é 8 vezes campeão norte/nordeste de natação e só nos Jogos Escolares Maranhenses ele possui 15 medalhas de ouro. Se não bastasse, o jovem se aventura agora no triathlon, e, como de costume na sua carreira, venceu a 1ª etapa do Estadual da modalidade.

De uma comunidade carente de São Luís, João Victor iniciou na natação com seis anos de idade, após desistir do futebol, no projeto social “ONG Valorizar”, que comandado pelo treinador Mário Aguiar, que desenvolve um trabalho com crianças carentes na Vila Conceição, no Altos do Calhau.

“Tive meu primeiro contato com a natação nesse projeto social, no qual eu faço parte até hoje. Esse projeto tem como finalidade promover uma natação acessível, principalmente para as crianças que moram aqui na comunidade. À época a gente pagava 15 reais, e eu tive uma boa desenvoltura nesse projeto social e acabei passando para a equipe de competição”, comentou João, que acumula 14 anos de natação e 10 anos de natação competitiva.

João Victor já foi oito vezes eleito o melhor atleta do Maranhão na modalidade, inúmeras vezes campeão maranhense e recordista. Nas cinco edições dos Jogos Escolares que participou foi ouro em todas, somando 15 medalhas ao todo.

Agora o jovem brilha no triathlon

João Victor correu 5 km na prova
João Victor correu 5 km na prova

No domingo 27 de junho, a Federação Maranhense promoveu, na Beira-Mar, em São Luís, a 1ª etapa de Sprint Triathlon, que reuniu mais de 150 atletas. E a natação marcou a largada do evento e também a revelação de um novo talento da modalidade, justamente o talentoso João Victor. O jovem de apenas 19 anos foi campeão geral, nadando 750 metros de forma incrível, pedalando 20 km sem sapatilha clipada (calçado especial para o ciclismo) e correndo 5 km, também sem calçado especializado.

Além da falta de equipamento, o atleta precisa superar uma miopia de 4 graus, que o obrigou a usar óculos de grau fixado por um elástico durante a prova.

“Eu já tive outras experiências próximas do triathlon, mas isso há muito tempo. Quando eu fiquei sabendo que teria essa prova, resolvi tentar, para saber como eu me sairia. Eu treinei, para ser bem específico, duas semanas e três dias. Eu imagina que pudesse, sim, chegar em primeiro lugar, mas não da maneira que cheguei, com uma distância muito significativa”, comentou João, que lamentou, ainda, a falta de incentivo: “O meu principal desafio dentro do esporte é, realmente, a falta de incentivo. Tudo é custeado pela minha família, e principalmente pela minha equipe”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.