Futebol

Complexo do Castelão deverá ser abastecido por energia solar

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - O estádio Castelão, em São Luís, deverá ser abastecido por energia solar gerada por meio da instalação de placas fotovoltaicas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel. O trabalho será desenvolvido em parceira firmada entre as Secretarias de Esporte e Lazer (Sedel) e Minas e Energia (Seme) que vão formalizar o pedido de documentação para efetivação do projeto.

O assunto foi discutido, esta semana, durante reunião de Joaquim Haickel com representantes da empresa Kyocera Energias Alternativas e Energia Solar, que apresentaram um planejamento para implantação de placas. O encontro contou com a presença do subsecretário da Secretaria de Minas e Energia, Francisco Peres; e o secretário-adjunto de Esportes, Clineu Coelho Filho, entre outras autoridades.

Um representante da Secretária de Estado de Minas e Energia do Estado do Piauí, Paulo Lages, veio a São Luís assistir a apresentação da implantação da energia solar visando à aplicação no seu estado.

 O projeto da Sedel visa dar sustentabilidade a todo Complexo do Castelão, com economia de energia. (Foto: Douglas Júnior / O Estado)
O projeto da Sedel visa dar sustentabilidade a todo Complexo do Castelão, com economia de energia. (Foto: Douglas Júnior / O Estado)

Proposta

A proposta, de acordo com Joaquim Haickel, visa dar sustentabilidade a todo Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz. Garantirá a economia de energia, principalmente no Estádio Castelão, e deverá beneficiar, também, a população dos bairros próximos.

O projeto, de acordo com subsecretário da Secretaria de Minas e Energia, Francisco Peres, será colocado em prática dentro do Programa de Eficientização Energética, da Seme, que garantirá o preço da conta de energia em um valor equivalente a metade do um valor do custo energético comercializado no mercado do Maranhão.

A captação da energia funcionará por meio de módulos flexíveis e finos de silício dispostos em placas metálicas que serão instaladas em locais estratégicos (como áreas do Estádio Castelão). A estrutura capta a energia solar e encaminha a corrente gerada para um equipamento chamado inversor, fornecendo energia tradicionalmente usada em indústrias, praças e residências.

Na visita foi apresentado o esquema de implantação de uma SPE Solar (Sociedade Propósito Específico) que tem como finalidade a prestação de serviços de energia elétrica a partir da fonte renovável solar por prazo mínimo de 20 anos. As placas geradoras de energia solar vão gerar a produção de energia limpa e consequente equilíbrio do meio ambiente. A ideia inicial é a aplicação dessas placas metálicas no kartódromo e pista de atletismo para em seguida ser colocada nas estruturas do Estádio.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.