Celebração e consciência

Festival “Onda Verde” celebra 413 anos de São Luís com esporte e consciência ambiental

Realizado pela ASBOA, o evento acontece neste fim de semana na praia do Olho-d’Água, reunindo competições, palestras, exposições e atividades recreativas.

Imirante Esporte

Festival ambiental esportivo “Onda Verde” chega para homenagear os 413 anos de São Luís (Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste fim de semana a Associação de Surf e Bodyboarder do Olho d' Água (ASBOA) vai realizar o festival ambiental esportivo “Onda Verde”, que será em homenagem ao aniversário de 413 anos de São Luís. O evento, que ocorrerá entre os dias 6, 7 e 8 deste mês de setembro, no trecho da nova extensão da avenida Litorânea, praia do Olho-d’água, pico ASBOA, próximo ao posto salva vidas, terá práticas esportivas, diversão, palestras e exposições. 

VEJA MAIS 

Asboa realiza I Surf Treino feminino em data que marca ações de limpeza dos oceanos e rios

O  festival ambiental esportivo “Onda Verde” tem como objetivo incentivar a prática de esportes e chamar a atenção sobre o descarte indevido de resíduos plásticos em rios e mares. 

Programação do festival 

No domingo (7), o evento terá início às 7h com a competição de surf, abrindo a programação esportiva do dia. Logo em seguida, às 8h, acontece a concentração para a limpeza de praia, reforçando o compromisso ambiental. Às 9h, será realizado um bate-papo sobre questões ambientais, acompanhado da abertura das exposições. A programação segue às 10h com uma nova etapa da limpeza de praia e, paralelamente, a competição de basquete 3x3. Às 10h30, haverá um café colaborativo, e às 11h acontece a seleção e pesagem dos atletas. O almoço das equipes está marcado para às 12h.

No período da tarde, a partir das 14h, continuam as competições de surf e basquete, que se estendem até o fim das atividades esportivas, às 18h. Às 15h, será realizada a concentração para a Aula COP30 “Vozes do Oceano”, organizada pelo grupo de voluntários do Greenpeace São Luís. A aula terá início às 16h e segue até às 19h, quando será encerrada oficialmente. Logo após, a partir das 19h, o público poderá acompanhar uma discotecagem especial, encerrando a programação às 20h.

No dia 8 de setembro, data em que se comemora o aniversário de São Luís, a programação especial acontece das 8h às 12h, reunindo esporte, educação e consciência ambiental. As atividades começam mais cedo, às 7h, com a competição de surf. Às 8h, será realizada a recepção dos alunos do Projeto Onda Verde, do projeto de capoeira e também de estudantes da rede pública de ensino. A partir das 9h, haverá um bate-papo ambiental, seguido, às 10h, por uma ação de limpeza de praia e pela competição de basquete. O encerramento da programação está previsto para às 12h, celebrando a data com atividades que unem esporte, cultura e sustentabilidade.

Programação detalhada 

Dia 7 de setembro 

De 8h as 19h

7h Competição SURF
8h concentração limpeza de praia 
9h bate papo ambiental  e abertura das exposições 
10h limpeza de praia
10h  Competição Basquete 3x3
10:30 Café colaborativo 
11h seleção e pesagem 
12h almoço equipe
14h Competições surf e basquete 
15h Concentração Aula COP30 Voses do Oceano. (Grupo de voluntários do GREENPEACE São Luís)
16h AULA COP30
18h Fim das atividades esportivas.
19h Encerramento Aula COP30
19h discotecagem 
20h fim da programação.

Dia 8 de setembro (Aniversáriode Sao Luís)

De 8h as 12h

7h Competição SURF
8h Recepção Alunos Projeto Onda Verde, Projeto de capoeira e alunos da rede pública de ensino
9h bate papo ambiental
10h limpeza de praia
10h Competição Basquete
12h encerramento da programação.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.