SÃO LUÍS - Oficinas, batalhas, cinema, cultura popular e shows que exaltam a força das mulheres pretas e da criação coletiva. Assim será o Festival Criola na Área, que começa nesta quarta-feira (12), em São Luís, e transforma o Quilombo Urbano da Liberdade em um palco de arte, resistência e celebração.
Serão três dias de programação totalmente gratuita, conectando arte, ancestralidade e empreendedorismo criativo em diferentes espaços da cidade: Liberdade, Fé em Deus e Viva Liberdade. O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vale, e realizado pela Upaon Mundo, Criola Beat, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.
Oficinas e cinema marcam a abertura no C.I.T.
A abertura acontece no Centro de Iniciação ao Trabalho (C.I.T.), na Avenida do Reggae, com uma tarde de oficinas e atividades formativas. Às 15h, a artista Nãna Sá ministra “Na trilha da cor: Botânica de Jardim”, oficina que ensina a criação de tintas naturais a partir de pigmentos vegetais.
Em seguida, às 16h, a rapper Pantera Black conduz “A Rima do Tambor ao Beat”, voltada ao público infantojuvenil. Às 17h, o Território Curumim recebe a artista Camila Reis com a contação de histórias “Pereguedé”.
A noite segue com o Degusta Maranhão, comandado por Regina Arcanjo, e a Mostra Punga, às 19h, exibindo os filmes Trançatlânticas, Ginga Reggae na Jamaica Brasileira e Maracanã – Território de Resistência, seguidos de bate-papo com as realizadoras.
Fé em Deus é palco de tradição e ritmo
Na quinta-feira (13), o bairro Fé em Deus será o centro da celebração popular. A programação começa às 15h com a oficina “O Som da Caixeira”, da Mestra Rosa Barbosa, e segue com “O Toque da Zabumba”, às 16h, conduzida pelas Zabumbeiras.
A partir das 18h, o público confere apresentações do Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, das Zabumbeiras e da Batalha da LB – Seletiva e Final, animada pela DJ Gabi Leão. A noite se encerra com a Radiola Leoa Dourada, às 21h, e o Tambor de Crioula Proteção de Verequete, às 22h.
Segundo Amanda Bertrand, produtora e uma das idealizadoras do festival, a proposta é fortalecer os vínculos com a comunidade da Liberdade:
“Queremos garantir que as moradoras e moradores tenham prioridade nas formações e experiências do festival.”
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Instagram @criolabeat ou em link.
Encerramento celebra vozes femininas
O encerramento, na sexta-feira (14), promete ser uma grande festa no Viva Liberdade. A programação começa às 18h, com a Salva das Caixeiras, seguida por feira criativa, slams, DJ sets e apresentações de Afroprata, Bebel Du Guetto e ENME.
O ponto alto da noite será às 23h30, com o espetáculo “Criola na Área”, em que Pantera Black convida Célia Sampaio, Dicy, Núbia e Regiane Araújo para um encontro inédito de vozes femininas, beats e tambores que celebram a força criativa da Liberdade.
“Esse show é um sonho coletivo das mulheres pretas do Maranhão. Vamos cantar nossa história, nossas lutas e alegrias com muito orgulho”, afirma Pantera Black.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.