Pelo mar!

Asboa realiza I Surf Treino feminino em data que marca ações de limpeza dos oceanos e rios

Associação de Surf e Bodyboarder do Olho d' Água terá programação ampla neste fim de semana em São Luís.

Imirante Esporte

Atualizada em 13/09/2023 às 13h26
Programação da Asboa será marcada por participação de mulheres
Programação da Asboa será marcada por participação de mulheres (Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste fim de semana, 16 e 17, a Associação de Surf e Bodyboarder do Olho d' Água (Asboa) vai participar do “Clean Up The World”, evento que é marcado por ações de limpeza de rios e mares e acontece em mais de 135 países com participação de diversas instituições públicas e privadas. Na oportunidade, a Asboa vai promover ainda atividades esportivas e culturais na orla da avenida Litorânea, na extensão da praia do Olho D’água, no ”Pico ASBOA", local na faixa de areia que geralmente concentra as atividades da entidade, a partir das 8h do sábado. 

Segundo informou a diretoria da Asboa, a associação aderiu ao “Clean Up The World” com o intuito de reunir surfistas, empresas, grupos comunitários, escolas, governos e a comunidade em geral na busca pela preservação e melhora do meio ambiente. Geralmente, nessas ações são realizadas palestras, mostras científicas e exposições de grupos, como o QUEAMAR, que trabalha com pesquisa e monitoramento de tartarugas marinhas.

“Como parte de nossa responsabilidade social, desde 2014 realizamos campanhas de limpeza de praias como o Clean UP The World e desde 2020 somos signatários da Carta dos Oceanos, que chama atenção para as mudanças climáticas e o grande fluxo de resíduos plásticos em nossos mares. Na carta foi estipulado que o período de 2021 a 2030 seriam cruciais para essa defesa, lançando assim a ‘década do oceano’”, explica a Asboa em comunicado à imprensa.

Outras atividades

Na oportunidade, a partir das 8h, haverá o início das disputas da competição de surf feminino “MAR DELAS”, realizado pelo coletivo SURFA MERMÃ. Na sequência, ocorrerá aulas de surfe e atividades esportivas como vôlei, futebol de praia e queimada, com alunos de escola públicas da capital. Ainda pela manhã, às 10, serão ministradas oficinas para confecção das pranchas feitas com garrafa pet, também com alunos da rede pública, e essa programação se estende até o segundo dia (veja programação completa abaixo).

Atletas interessados nas disputas que serão realizadas nesses dois dias de evento podem se inscrever pelo PIX: e-mail surfasboa@gmail.com, ao preço de R$ 15,00. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO

DIA 16 DE SETEMBRO – sábado 


ONDE: Av. Litorânea - Pico ASBOA, praia do olho d’água.

*Manhã

 * 08h:00 - Abertura – competição de surf feminino “MAR DELAS”

* 08h:30 - Aulas de surf e atividades esportivas vôlei, futebol de praia e queimada com alunos de escola pública

* 10h:00 - Oficinas para confecção das pranchas feitas com garrafa pet para alunos da rede pública

* 12h:00 - Almoço

*Tarde

* 14h:00 - Competição de surf e Bodyboard

* 16h:00 - Oficinas para confecção de placas educativas

* 18h:00 – Encerramento 1º dia

DIA 17 DE SETEMBRO – domingo

ONDE: Av. Litorânea - Pico ASBOA, praia do olho d’água.

*Manhã

* 08h:00 - Palestra de Abertura do DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E MARES – limpeza de praias (Recepção com mesa de frutas)

* 08h:30 – Caminhada de limpeza - Clean Up the World 2023

* 09h:30 – Exposições do curso de Oceanografia UFMA  (QUEAMAR/ VIVA MAR/ e limpeza com os grupos DE OLHO NA ONDA DO LIXO/ ENGAJAMUNDO/ GREENPEACE e o Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha – LBVM UEMA

* 10h:00 – Instalação de placas educativas e lixeira ecológica

* 12h:00 - Almoço

*Tarde

* 14h:00 - Competição de surf e Bodyboard - FINAIS

* 16h:00 - Aulas de surf e atividades esportivas vôlei,futebol de praia, queimada

* 17h:30 - Encerramento das atividades esportivas na praia

* 18h:00 – Bate papo ambiental sobre a praia do olho-d’água 

* 19h:00 - Encerramento 2º dia

ATIVIDADES: Exposições, Ginastica, Yoga, atrações culturais, integração dos esportes: surf, Bodyboard, futebol, vôlei, basquete, skate, bike, moto, Slack line, Paramotor e demais esportes de orla.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.