Sucesso

Festa da Música atrai grande público e arrecada 10 toneladas de alimentos

Entrega das doações será nesta sexta-feira (28), às 9h, no Estaleiro Escola.

Publipost / FMM

Atualizada em 26/11/2025 às 10h07
Público contribuiu com 2 kg de alimentos não perecíveis na troca das pulseiras de acesso (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o tema “Da Raiz ao Futuro”, a Festa da Música no Maranhão – FMM25, um dos projetos mais representativos da música no estado, transformou a Lagoa da Jansen em um grande palco de celebração e diversidade cultural no último sábado (22). 

Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram o evento, que reuniu shows de Jorge Vercillo, as “Mulheres no Samba da Ilha”, Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho (Brasileirinhas), com uma emocionante homenagem à sambista Patativa, ícone da cultura maranhense. 

Na programação da FMM25, as apresentações de Afrôs, Paolo Ravley e da banda Soulvenir atravessaram estilos e gerações. A noite na Lagoa foi encerrada com o Baile Nova Brasilis, comandado pelo DJ Félix e pelas DJs Thay Ribeiro e Jennifer, em um set que levou brasilidade eletrônica e energia contagiante ao público.

Com entrada gratuita e solidária, o público contribuiu com 2 kg de alimentos não perecíveis na troca das pulseiras de acesso, batendo a meta do evento em 10 toneladas de alimentos. Toda a arrecadação será destinada às famílias do Sítio do Tamancão e a instituições sociais parceiras.

A entrega oficial das doações acontecerá nesta sexta-feira (28), às 9h, no Estaleiro Escola, na própria comunidade, com a “Festa da Música Solidária”, que contará também com apresentação musical de Seu Raimundinho Forró Pé no Chão, celebrando a música e a união comunitária.

A campanha beneficiará diretamente: Famílias da Comunidade Tamancão (Estaleiro Escola); Grupo Solidariedade é Vida (GSV – Fé em Deus), contemplando o Lar Irmã Mônica, Casa Sonho de Criança, Pouso Obras Sociais (Cohab), Comunidade São Miguel Arcanjo (Ivar Saldanha) e Lar de José (Anil).

No palco da Lagoa, a FMM25 reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da cena musical no Maranhão, estabelecendo encontros e conexões e colocando São Luís no mapa da cena nacional.

A FMM vem, há sete anos, construindo coletivamente uma trajetória marcada por entregas de qualidade e profundo respeito aos artistas e ao público, com propósito. Essa foi uma das edições mais especiais, cheias de grandes emoções e desafios. Nossos agradecimentos a todos que ajudaram a escrever a história dessa edição de 2025”. Destacou Emanuel Jesus, idealizador do projeto.

Outro destaque da FMM25 foi o Prêmio Papete, uma das maiores edições já realizadas, que reconhece artistas, iniciativas e profissionais que fortalecem a música local. Inspirado no legado de Papete, o prêmio consolidou-se como a maior premiação de música e cultura do estado, estabelecendo um elo entre tradição e inovação e celebrando quem mantém viva a identidade musical do Maranhão.

A noite contou com uma abertura contagiante do grupo Afrôs, representando a força feminina na música e na cultura popular, com a participação dos Cazumbás do Boi de Santa Fé. Intercalando com os blocos de premiação, foi apresentado o show “Mulheres no Samba da Ilha” com a Banda FMM, trazendo releituras de sambas de Patativa e destacando a força da voz feminina no gênero. Na sequência, o cantor Jorge Vercillo se apresentou com a Banda FMM, interagindo e contagiando o público convidado.

Além da premiação, as empresas patrocinadoras Equatorial Maranhão, Claro e Banco do Nordeste receberam o reconhecimento da organização da FMM, com a placa “Empresa Amiga da Cultura”. Entre as novidades da edição deste ano, a organização criou a campanha “Nosso Som Toca Aqui”, com a playlist “Nosso Som”, entregando presencialmente o selo às rádios Mirante FM, Timbira FM, Mais FM e Maranhão FM, como forma de reconhecimento ao importante papel de difusão da música no estado.

Noites contaram com exibição inédita da exposição

As duas noites contaram também com a exibição inédita da exposição “Memória Musical do Maranhão: Da Raiz ao Futuro”, um importante recorte histórico com registros, elementos e instrumentos que mostram a evolução da música em diferentes momentos da história.

Realizada pela Interart Produção Criativa e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Equatorial Maranhão, Claro e Banco do Nordeste, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, a FMM25 reforça seu papel como um dos principais eventos de formação, fortalecimento da memória, valorização e impacto social no Maranhão.
Este ano, a festa mostrou que celebração e solidariedade caminham juntas, no palco, na comunidade e na vida de quem mais precisa.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.