SÃO LUÍS – Em uma noite de gala, com emoção, homenagens e muitas premiações, foi realizada na noite desta quarta-feira (25) a 18ª edição do Troféu Mirante 2023. A festa, que premiou os melhores da temporada passada, voltou ao seu palco mais pomposo, o Teatro Arthur Azevedo, no centro histórico de São Luís. Atletas de vinte e nove modalidades foram premiados após indicações das suas respectivas federações. A festa teve também como momento marcante as homenagens a Edivaldo Pereira Biguá; jornalista e dirigente, que faleceu no fim de 2022, aos jogadores Roberto Dinamite e Pelé e a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, todos falecidos no ano passado.
VEJA MAIS
Homenagem ao ex-atleta e jornalista esportivo Biguá marca cerimônia
Pimentinha vibra com conquista inédita no Troféu Mirante Esporte: "Fico até arrepiado"
Atleta do ano, Adriele Rocha fatura inédita "tríplice coroa" no Troféu Mirante Esporte
Homenagem ao ex-atleta e jornalista esportivo Biguá marca cerimônia
Davi Hermes é eleito o melhor atleta paralímpico no Troféu Mirante Esporte
Adriele Rocha, do beach soccer, melhor jogadora do mundo, venceu o prêmio de “Atleta do ano” nas escolhas do júri técnico e popular. O troféu de “federação destaque” ficou com a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS). (Veja abaixo a lista completa dos vencedores).
A festa
A cerimônia começou com o jovem cantor maranhense Emmanuel Ferraro, que interpretou de forma emocionante do Hino Nacional do Brasil e foi comandada pelos apresentadores Matheus Sampaio e Heloísa Batalha.
Após a abertura oficial da noite, um momento de bastante emoção tomou do Arthur Azevedo. O jornalista Edivaldo Pereira Biguá, que faleceu aos 67 anos, em São Luís, no fim do ano passado. Biguá, após a carreira como atleta, tornou-se jornalista e dirigente esportivo, com forte atuação no vôlei. Ele trabalhou por muitos anos no Sistema Mirante e apresentou por várias vezes o Troféu Mirante Esporte. A esposa de Biguá, Tânia Biguá, fez um discurso e narrou a trajetória do jornalista, que nasceu em Caruaru (PE), morou em São Paulo, mas viveu grande parte da sua vida em São Luís. Os filhos de Biguá e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBF), Radámes Lattari, subiram ao palco para receber a homenagem.
Em seguida, o presidente do Conselho de Administração do Sistema Mirante, Fernando Sarney, fez o tradicional discurso que abre as premiações oficiais do Troféu Mirante Esporte.
Seja bem-vindo, skate!
O skate foi a última modalidade ser incluída no Troféu Mirante Esporte e recebeu todo um tratamento de “boas-vindas” da organização do evento. Uma pista de skate foi montada no palco e alguns atletas fizeram um apresentação ao público. Um vídeo sobre o crescimento da modalidade no Maranhão, no Brasil e no mundo foi apresentado ao público. A maranhense Rayssa Leal, medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, também foi lembrada na oportunidade. O skate também foi a primeira modalidade a conhecer seu vencedor, João Victor.
Uma apresentação de breakdance, nova modalidade olímpica, também recheou a programação da noite.
Homenagem ao Sampaio Corrêa
O Sampaio Corrêa, que vive o ano do seu centenário também foi lembrado. O clube foi homenageado no futebol, no beach soccer e no basquete.
Na sequência, o tetracampeão com a seleção brasileira nos EUA, Zinho, e o jornalista Mauro Naves, que já cobriu sete copas do mundo, também foram destacados na cerimônia e subiram ao palco do teatro.
Maior vencedora da noite, Adriele Rocha recebeu o troféu especial pelo feito alcançado em 2022, quando se tornou a primeira maranhense a se tornar a melhor jogadora de beach soccer do mundo. Ela saiu da premiação com quatro troféus.
Por fim, as empresas Maracape, Equatorial e o Governo do Maranhão, receberam o “troféu de incentivo ao esporte” e um vídeo com os principais atletas maranhenses que se destacaram mundialmente em 2022 foi exibido. E foram lembradas as conquistas de Ari Borges (futebol), Adriele Rocha (beach soccer), Caio Borralho (MMA), Nyeme (vôlei) e Socorro Reis e Bruno Lobo (kitesurf).
Vencedores do Troféu Mirante 2023
1.ATLETISMO
MARIA FERNANDA ROSA
2.AUTOMOBILISMO
JOÃO AFRO
3.BADMINTON
ANA LUARA
4.BASQUETE
ANA CAROLINA
5.BEACH SOCCER
ADRIELE ROCHA
6.CAPOEIRA
INSTRUTOR JACK
7.CICLISMO
GILSON BUNA
8.FISICULTURISMO
RIBAMAR GALVÃO
9.FUTEBOL
PIMENTINHA
10.FUTSAL
GIGANTE
Continua após a publicidade..
11.GINÁSTICA
CAROL SILVA
12.HANDEBOL
CAUÃ BATISTA
13.JIU-JITSU
PIETRO RICARTHE
14.JOGO DE DAMAS
FERNANDO FRANÇA
15.JUDÔ
ÍTALO MAZZILI
16.KARATÊ
THAYLA CRISTINNE
17.KITESURF
SOCORRO REIS
18.MOTOCICLISMO
GEOVANNA SANTOS
19.NATAÇÃO
CAROL HERTEL
20.SINUCA
THIAGO GOMES
21.SKATE
PAULO VICTOR
22.SURF
KADU PAKINHA
23.TÊNIS DE MESA
ALICE JACINTO
24.TÊNIS DE QUADRA
BRUNA LIOTTO
25.TIRO ESPORTIVO
MARCELO DUARTE
26.VOLEIBOL
DANDARA
27.XADREZ
HENRIQUE HAIASHI
29.PARALÍMPICO
DAVI HERMES - NATAÇÃO
Premiações especiais
Atleta do ano – Júri popular – Adriele Rocha
Atleta do ano – Júri técnico – Adriel Rocha
Federação destaque – Federação Maranhense de Beach Soccer
Veja mais imagens registradas pelo fotógrafo Matheus Soares:
Troféu Mirante 2023
Saiba Mais
- Vice-governador do Estado destaca o Troféu Mirante Esporte
- Iziane recebe homenagem ao sobrinho Ruan Miranda no Troféu Mirante Esporte
- Fábio Cadasso celebra tetra do automobilismo no Troféu Mirante Esporte
- Saiba como votar no Troféu Mirante Esporte
- Davi Hermes é eleito o melhor atleta paralímpico no Troféu Mirante Esporte
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte