RIO DE JANEIRO – O técnico Franclim Carvalho classificou a goleada sofrida pelo Botafogo por 6 a 1 para o Cienciano, do Peru, como um dos momentos mais difíceis da temporada. A derrota, ocorrida na última quinta-feira (13), em Cusco, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, deixou o Alvinegro em situação complicada na competição continental.
Após a partida, o treinador português reconheceu os erros da equipe e destacou a dificuldade de atuar no estádio peruano, localizado a mais de 3.300 metros de altitude. Segundo Franclim, o Botafogo conhecia as características do adversário, mas não conseguiu neutralizar a principal arma do Cienciano: as jogadas aéreas.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
“Nós sabemos da diferença e da dificuldade de jogar aqui. Estávamos de sobreaviso. O tipo de jogo do adversário, que é com muita bola na área, com muito cruzamento, nós treinamos sobre isso, falamos sobre isso, mostramos vídeos sobre isso. Tentamos evitar, não conseguimos”, afirmou.
Treinador lamenta atuação do Botafogo
Franclim Carvalho afirmou que o resultado ficará marcado negativamente na história recente do clube e destacou o sentimento de frustração após a atuação no Peru.
“Não estou aqui a dar recados a ninguém, nem à torcida, nem para ninguém, mas é um dia difícil para nós, todos os botafoguenses, que nos envergonha, obviamente”, declarou.
O Botafogo teve uma atuação abaixo do esperado desde o início. A equipe foi para o intervalo perdendo por 4 a 0 e conseguiu diminuir no começo do segundo tempo, com Matheus Martins. No entanto, o Cienciano voltou a marcar duas vezes e ampliou a vantagem.
Na reta final, Edenilson chegou a marcar para o time carioca, mas o gol foi anulado por impedimento.
Botafogo terá decisão no Nilton Santos
O treinador também explicou os momentos decisivos da partida e citou dificuldades causadas pela altitude de Cusco.
“Nós fazemos um gol de bola parada, já no segundo tempo. Diferentes, estávamos diferentes. No primeiro tempo nós sequer chutamos sequer à baliza. Demoramos muito a adaptar-nos às condições”, disse.
Franclim ainda comentou os gols sofridos na etapa final e destacou a necessidade de evolução para o jogo de volta.
“E depois aquele sexto gol, nós estávamos à procura de fazer mais um, fazer o segundo, e o adversário numa saída rápida acabou por fazer o sexto”, afirmou.
O Botafogo volta a campo neste domingo (16), pelo Campeonato Brasileiro, contra o Vitória, no Barradão. Pela Copa Sul-Americana, a equipe tenta uma reação no confronto de volta contra o Cienciano, marcado para o dia 20 de agosto, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
Saiba Mais
- VÍDEO: Botafogo treina para duelo fora de casa nas oitavas da Sul-Americana
- Relembre a vitória histórica do Botafogo sobre o PSG na Copa do Mundo de Clubes
- VÍDEO: Franclim Carvalho celebra vitória do Botafogo e atuação de Arthur Cabral
- VÍDEO: Franclim Carvalho destaca atuação de Danilo em empate do Botafogo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp.