Debate

Encontro discute fortalecimento do futebol maranhense nesta sexta-feira (7) em São Luís

Gestores esportivos apresentam projeto para fortalecer clubes, categorias de base e ligas e modernizar o futebol maranhense.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

- Atualizada em 07/08/2026 às 09h40
Reunião está marcada para as 17h, no Benô Restaurante, na Ponta do Farol
Reunião está marcada para as 17h, no Benô Restaurante, na Ponta do Farol (Divulgação)

SÃO LUÍS - O futebol maranhense será tema de um encontro que pretende discutir ações para fortalecer e modernizar a modalidade no Estado. Nesta sexta-feira (7), os gestores esportivos Eurico Pacífico e Filemon Guterres apresentarão um projeto voltado para o desenvolvimento do futebol profissional, das categorias de base e das ligas amadoras.

A reunião está marcada para as 17h, no Benô Restaurante, na Ponta do Farol, em São Luís, e contará com a participação de dirigentes de clubes das Séries A e B do Campeonato Maranhense, além de representantes de ligas de futebol.

O encontro será o primeiro passo da iniciativa idealizada por Eurico Pacífico e Filemon Guterres, que possuem experiência em diferentes áreas do esporte no Maranhão e em competições nacionais e internacionais.

Projeto busca fortalecer o futebol maranhense

A proposta tem como objetivo contribuir para uma gestão mais eficiente e ampliar as oportunidades para clubes, atletas, dirigentes, associações e demais profissionais envolvidos com o futebol maranhense.

Entre os principais pontos defendidos pelos idealizadores está a valorização de diferentes setores da modalidade, desde o futebol profissional até as categorias de base e as competições amadoras.

A intenção também é ampliar a presença do futebol nas diferentes regiões do Maranhão, criando mecanismos que possam contribuir para o surgimento de novos talentos e para o fortalecimento das estruturas existentes.

Para Eurico Pacífico, a experiência acumulada em projetos esportivos permite pensar em um modelo de gestão capaz de promover mudanças no cenário estadual.

“Essa experiência de tanto sucesso que adquirimos à frente da Federação Maranhense de Beach Soccer e nos cargos da CBF e Conmebol nos possibilita a idealizar um projeto voltado exclusivamente para o futebol. Eu sei que é possível fazer algo de qualidade e que pode transformar a realidade de todos que vivem do futebol, sejam clubes, associações, jogadores e dirigentes. Esse nosso projeto é o pontapé inicial para algo extremamente positivo para o nosso futebol”, afirmou.

Experiência no esporte

Eurico Pacífico tem uma trajetória ligada ao desenvolvimento do beach soccer no Maranhão. Ele foi um dos responsáveis por transformar a modalidade no Estado em uma referência nacional, especialmente nas áreas de gestão, organização e descoberta de novos talentos.

O gestor também atuou como gerente de Beach Soccer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de ter exercido funções como coordenador nos jogos da entidade e oficial de Segurança da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A experiência em diferentes níveis de organização esportiva é apontada como uma das bases para a elaboração do novo projeto voltado ao futebol maranhense.

Fortalecimento dos clubes e ligas

Presidente da Liga da Baixada de Futebol (LBF) e ex-presidente do Pinheiro Atlético Clube, Filemon Guterres destaca a importância da participação dos diferentes segmentos que fazem parte do futebol para que as propostas possam avançar.

Segundo ele, o fortalecimento dos clubes e das ligas amadoras deve ser uma das prioridades para promover uma transformação no esporte estadual.

“O futebol maranhense evoluir cada vez mais, é preciso melhorarmos o nosso esporte. Mas é claro que precisamos de todos os envolvidos no futebol para que isso dê certo, porque não é possível que haja transformação sem apoio. Fortalecer os clubes e as ligas é um caminho importante a seguir, por isso, idealizamos esse projeto pensando no bem coletivo”, disse Filemon.

A expectativa é que o encontro desta sexta-feira sirva para apresentar as primeiras ideias e ouvir os representantes dos clubes e das ligas. A partir dessa discussão, os idealizadores pretendem avançar na construção de propostas para o desenvolvimento do futebol em diferentes regiões do Maranhão.

Serviço

O quê: Encontro para discutir o fortalecimento do futebol maranhense

Onde: Benô Restaurante – Rua São José, nº 3, Ponta do Farol, São Luís

Quando: Sexta-feira (7), às 17h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp.