Copa do Mundo

Ancelotti diz que condição física definirá convocação de Neymar para a Copa

Técnico da Seleção Brasileira afirmou que talento do camisa 10 não está em discussão, mas exigiu resposta física antes da lista final.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Atualizada em 13/05/2026 às 15h52
Ancelotti coloca Neymar na pré-lista e cobra forma física para Mundial
Ancelotti coloca Neymar na pré-lista e cobra forma física para Mundial (Raul Baretta / Santos FC)

BRASIL – O técnico Carlo Ancelotti afirmou que a convocação de Neymar para a Copa do Mundo de 2026 dependerá da condição física do atacante. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o treinador da Seleção Brasileira disse que a qualidade técnica do camisa 10 do Santos não está em discussão, mas reforçou que o jogador precisa demonstrar em campo que está pronto para disputar o Mundial.

Neymar aparece na pré-lista de 55 jogadores enviada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à Federação Internacional de Futebol (Fifa). A presença do atacante é um dos principais assuntos antes da convocação final da Seleção Brasileira.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Ancelotti cobra resposta física

Na entrevista, Ancelotti destacou que Neymar não será avaliado pelo talento, considerado indiscutível pelo treinador. O ponto central, segundo o italiano, será a parte física do jogador.

“A convocação de Neymar depende apenas dele, do que o jogador demonstrar em campo. Esse é um critério muito claro e não se aplica apenas a ele. Com a maioria dos atletas, avaliamos o talento e a condição física. No caso de Neymar, precisamos avaliar apenas a condição física, porque seu talento é indiscutível. Depende dele, não de mim”, pontuou o técnico.

O atacante voltou a figurar entre os nomes cotados para defender o Brasil em uma Copa do Mundo após um período marcado por recuperação física e busca por sequência de jogos. Em entrevista à Reuters, Ancelotti também reforçou que a decisão sobre Neymar será tomada com base em desempenho e forma física, não por pressão externa ou apelo emocional.

Camisa 10 está na pré-lista

Além de Neymar, outros jogadores que ainda não haviam recebido oportunidades com Ancelotti também aparecem na relação preliminar da Seleção Brasileira. A lista final de convocados será definida a partir dos nomes enviados previamente à Fifa, salvo casos excepcionais previstos no regulamento.

Na imagem divulgada pela CBF, Neymar aparece ao lado de Pedro, ambos incluídos na pré-lista do Brasil para o Mundial de 2026.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.