SANTA CATARINA - O Santa Catarina, de Rio do Sul (SC), disputará pela primeira vez a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. A vaga foi conquistada após a terceira colocação no Campeonato Catarinense, coroando a fase de crescimento do clube, que há poucos anos enfrentava períodos de inatividade e mudanças de sede. O time do estado catarinense é o adversário do IAPE, na Copa do Brasil, nesta quarta-feira (18), às 20h.
VEJA MAIS
Santa Catarina x IAPE: escalações, arbitragem e onde assistir
De clube itinerante à força em Rio do Sul
Fundado em 11 de dezembro de 1998, em Blumenau, o Santa Catarina iniciou a trajetória atuando na cidade natal. Depois, mudou-se para Navegantes, onde disputou a segunda divisão estadual em 2002.
Nos anos seguintes, o clube passou por períodos de inatividade e retomadas. Em 2008, voltou para disputar a Série C do Catarinense, representando São Francisco do Sul e mandando jogos no Estádio Ernestão, em Joinville.
Em 2015, retornou novamente, desta vez em Imbituba. Porém, a campanha foi interrompida após dois WOs na última divisão estadual.
A reconstrução ganhou força a partir de 2019, com novos projetos esportivos. Em 2022, o clube firmou parceria com o Rio do Sul Futebol Clube e com a Prefeitura de Rio do Sul, consolidando-se no Alto Vale do Itajaí.
Após 19 anos, o futebol profissional voltou ao Estádio Alfredo João Krieck. O resultado foi o título da Série C do Campeonato Catarinense. Em 2024, o clube ainda conquistou o vice-campeonato da segunda divisão e garantiu acesso à elite estadual.
Campanha histórica e vagas nacionais
Na última temporada, o Santa Catarina chegou à semifinal do Campeonato Catarinense e foi eliminado pelo Avaí nos pênaltis. O desempenho consolidou a equipe como uma das forças do Estado.
Com a terceira colocação no Estadual, o clube assegurou vagas inéditas na:
Copa do Brasil;
Série D do Campeonato Brasileiro.
Será a primeira vez que o Santa Catarina e a cidade de Rio do Sul disputarão competições nacionais.
Força dentro de casa
O Estádio Alfredo João Krieck, com capacidade para menos de 3 mil torcedores, tornou-se um dos principais trunfos da equipe. O clube chegou a ficar quatro anos e 33 partidas invicto como mandante.
As únicas derrotas recentes em casa foram para Barra e Avaí, nas duas últimas partidas disputadas no local.
Valorização de atletas locais
Em 2025, o Santa Catarina também ganhou destaque por apostar em atletas do futebol amador, como o meia Gabriel Mendes, conhecido como “01 da Várzea”.
Outro nome revelado foi o meio-campista Gui Lobo, que se tornou a primeira venda da história do clube ao se transferir para o Criciúma após o Estadual.
A trajetória do Santa Catarina reflete um processo de reconstrução que transformou um clube itinerante em representante consolidado do futebol catarinense no cenário nacional.
Saiba Mais
- IAPE busca fazer história e passar de fase pela 1ª vez
- Santa Catarina x IAPE: escalações, arbitragem e onde assistir
- IAPE viaja com força máxima para duelo decisivo contra o Santa Catarina
- Adversário "nômade" do IAPE na Copa do Brasil vive momento de ascensão
- IAPE retorna aos treinos e projeta estreia fora de casa na Copa do Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.