Estamos de olho!

Adversário "nômade" do IAPE na Copa do Brasil vive momento de ascensão

IAPE encara o Santa Catarina na Copa do Brasil; clube catarinense, que já passou por várias cidade, vive ascensão meteórica e disputa torneio pela 1ª vez.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 16/02/2026 às 16h08
Santa Catarina nunca disputou uma Copa do Brasil
Santa Catarina nunca disputou uma Copa do Brasil (Rolf Junior / Santa Catarina)

SÃO LUÍS – Quinze anos depois, o IAPE volta a disputar a Copa do Brasil. O adversário desta vez é o Santa Catarina, clube catarinense que vive momento de crescimento acelerado e disputa pela primeira vez a competição nacional. O confronto será nesta quarta-feira (18), às 20h, no Estádio Alfredão, em Rio do Sul.

Para avançar à segunda fase da Copa do Brasil, o IAPE precisa vencer fora de casa. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

VEJA MAIS 

IAPE retorna aos treinos e projeta estreia fora de casa na Copa do Brasil

Santa Catarina vive ascensão no futebol catarinense

Conhecido como “Águia”, o Santa Catarina é um clube relativamente jovem, fundado em 1998. Atualmente sediado em Rio do Sul, o time passou por mudanças de cidade e períodos de inatividade antes de retomar as atividades profissionais em 2022.

Desde o retorno, o crescimento foi rápido:

Campeão da Série C do Catarinense em 2022

Acesso à Série B estadual

Acesso inédito à Série A em 2024

Classificação histórica para a Copa do Brasil 2026

Ainda em janeiro deste ano, o Santa Catarina venceu o tradicional Avaí e garantiu permanência na elite do Campeonato Catarinense para 2027.

Antes da fase atual, o clube atuou em cidades como Blumenau, Navegantes, Joinville e Imbituba. A retomada definitiva aconteceu após união entre o Santa Catarina Clube, o Rio do Sul Futebol Clube e a Prefeitura de Rio do Sul, que viabilizaram o projeto no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, o Alfredão.

Raio-x do Santa Catarina em 2026

Treinado por Betinho, ex-jogador com passagens por grandes clubes do país, o Santa Catarina fez campanha consistente no Estadual 2026, mesmo eliminado nas semifinais.

Na primeira fase, a equipe apresentou números expressivos:

Líder do grupo

Segundo melhor ataque (10 gols)

Melhor defesa (5 gols sofridos)

Invicto na fase inicial

Melhor mandante (7 pontos)

Melhor visitante (5 pontos)

O principal destaque é o atacante Alex Gonçalves, de 35 anos, um dos artilheiros do Catarinense 2026, com quatro gols. Experiente, o centroavante acumula passagens por clubes do Brasil e do exterior.

O elenco do Santa Catarina tem média de idade de 23 anos, combinando juventude com algumas peças experientes.

IAPE tenta fazer história na Copa do Brasil

Para o IAPE, o confronto representa a chance de repetir a participação de 15 anos atrás, quando enfrentou o Atlético-MG. Desta vez, o desafio é contra um adversário menos tradicional, mas em franca evolução.

O duelo marca um momento importante para o Canário da Ilha, que busca avançar na Copa do Brasil e ganhar projeção nacional. 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.