Flamengo contrata goleiro com passagem pelo Maranhão Atlético e irmão de ídolo do Sampaio Corrêa
Andrew, de 24 anos, esteve no Quadricolor antes de brilhar no futebol português e após o irmão Andrey se destacar no Sampaio Corrêa.
SÃO LUÍS - Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo acertou, nesta segunda-feira (12), o seu segundo reforço para a temporada de 2026. Trata-se do goleiro Andrew, de 24 anos, que chega ao Rubro-Negro após se destacar pelo Gil Vicente, de Portugal. Nascido em Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e revelado pelo Botafogo, clube que também tentou a sua contratação, o novo goleiro do Flamengo tem ligações com o futebol maranhense: além de ser irmão do também goleiro Andrey, que fez história no Sampaio Corrêa, Andrew teve uma brevíssima e pouco conhecida passagem pelo Maranhão Atlético na temporada de 2020, onde sequer disputou uma partida oficial.
Empréstimo de Andrew para o Maranhão Atlético
Promessa das categorias de base do Botafogo, a ponto de ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-18, Andrew não conseguiu espaço no elenco profissional do Glorioso e aceitou o desafio de defender o Maranhão Atlético por empréstimo na temporada de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, para adquirir experiência e ter minutos em campo. Na sua chegada a São Luís, em julho de 2020, o goleiro concedeu entrevista ao jornalista Matheus Sampaio, do ge Maranhão, onde falou da expectativa para atuar pelo Quadricolor.
"Esse vai ser um desafio novo e diferente na minha carreira. Acredito que essa experiência vai ser importante e vai contribuir muito para a minha formação como atleta, então não pensei duas vezes quando recebi esse convite do Maranhão. Estou muito feliz. Eu sou bem tranquilo. Estou chegando e quero somar aos meus novos companheiros de equipe. Tenho na minha cabeça que vou precisar me dedicar todos os dias, para mostrar o valor do meu trabalho. Meu desejo é aproveitar essa oportunidade da melhor maneira possível. Estou muito motivado com essa oportunidade. O Maranhão é um clube de muita tradição e que merece coisas grandes. Vou trabalhar e me dedicar ao máximo durante esse período para poder contribuir com bons momentos para a torcida", declarou Andrew, que também falou a respeito de uma conversa com o irmão Andrey sobre o futebol maranhense e a vida no Maranhão.
"Sempre converso bastante com o meu irmão, ele foi um dos meus incentivadores e está ao meu lado desde o meu início no futebol. Ele me passou ótimas referências sobre o futebol maranhense, sobre a cidade, sobre as pessoas. Tenho ele como uma referência e espero fazer um bom trabalho, assim como ele fez", afirmou o goleiro.
Andrey, irmão de Andrew, brilhou no Sampaio Corrêa
Antes de Andrew fechar com o Maranhão Atlético, o seu irmão mais velho, Andrey, se tornou ídolo do Sampaio Corrêa, onde atuou nas temporadas de 2018, 2019 e 2020. O "Pantera Negra", como foi apelidado pela torcida tricolor, teve seu momento de maior brilho em 2018, quando foi campeão da Copa do Nordeste com a Bolívia Querida, sendo o grande nome da final contra o Bahia, onde fez defesas espetaculares e garantiu o prêmio de melhor jogador da competição regional. No mesmo ano, Andrey foi rebaixado para a Série C com o Sampaio, porém, em 2019, o goleiro teve mais uma temporada de alto nível e ajudou o Tricolor a subir de volta para a Série B, com o vice-campeonato da Terceirona. Atualmente, Andrey está com 32 anos e defende o Osasco Sporting no Campeonato Paulista Série A2.
De reserva no Maranhão Atlético a destaque em Portugal
Apesar do incentivo de Andrey, a passagem de Andrew pelo Maranhão Atlético não trouxe experiências muito positivas, já que o jovem goleiro não disputou jogos oficiais pelo Quadricolor e foi relacionado apenas para as duas últimas partidas da equipe no Campeonato Maranhense, com Diego Cerqueira sendo escalado como titular pelo treinador Raimundinho Lopes. Andrew acompanhou, do banco de reservas, as derrotas do Maranhão por 2 a 0 para o Juventude Samas e por 2 a 1 para o Moto Club no clássico Maremoto, resultados que rebaixaram o MAC para a Segundinha Maranhense.
Após o rebaixamento do Maranhão Atlético, Andrew voltou para o Botafogo, onde voltou a atuar pela equipe sub-20 e foi relacionado para o banco de reservas da equipe profissional em três jogos do Campeonato Brasileiro de 2020. Já no segundo semestre de 2021, o goleiro foi negociado com o Gil Vicente, de Portugal, onde disputou mais de 120 partidas em cinco temporadas e se consolidou como um destaques da posição na liga portuguesa. O desempenho de Andrew na Europa chamou a atenção do Flamengo, que o contratou para ser o reserva imediato do argentino Agustín Rossi após a saída de Matheus Cunha para o Cruzeiro.
Competições do Flamengo em 2026
Na expectativa pela chegada de Andrew, que desembarca no Rio de Janeiro nesta terça-feira (13) para fazer exames médicos e assinar um contrato de quatro anos, o Flamengo trabalha para os desafios que terá pela frente na temporada de 2026. Além de defender os títulos do Campeonato Carioca, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, o Rubro-Negro vai disputar a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.