SÃO LUÍS - O fim de semana das semifinais da Copa do Brasil consolidou um marco histórico no futebol nacional: os técnicos brasileiros conquistaram todos os principais títulos da temporada 2025, encerrando um ciclo de seis anos de hegemonia estrangeira. A consagração ocorre poucos dias após declarações polêmicas de Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão sobre a preferência por treinadores de fora do país.
Semifinais da Copa do Brasil selam virada dos técnicos brasileiros
A retomada do protagonismo dos técnicos brasileiros foi confirmada com a classificação de Dorival Júnior, pelo Corinthians, e Fernando Diniz, pelo Vasco, para a final da Copa do Brasil. Ambos eliminaram treinadores estrangeiros nas semifinais.
- Dorival Júnior superou o português Leonardo Jardim, do Cruzeiro;
- Fernando Diniz levou o Vasco à final ao eliminar o argentino Luis Zubeldía, do Fluminense.
Com isso, a Copa do Brasil terá um técnico brasileiro garantido no título, completando o cenário de domínio nacional na temporada.
Brasileirão, Libertadores e Supercopa também ficaram com brasileiros
Além da Copa do Brasil, os outros grandes torneios do calendário nacional em 2025 também foram vencidos por treinadores brasileiros. O destaque ficou para Filipe Luís, no comando do Flamengo.
O treinador rubro-negro conquistou:
- o Campeonato Brasileiro, superando o Palmeiras de Abel Ferreira;
- a Conmebol Libertadores, novamente vencendo o português Abel Ferreira;
- a Supercopa Rei, diante do Botafogo, então comandado por Carlos Leiria.
Dessa forma, todas as principais competições da temporada tiveram técnicos brasileiros como campeões.
Jejum nacional não acontecia desde 2018
A última vez que os treinadores brasileiros haviam dominado os títulos nacionais foi em 2018. Naquele ano, ainda sem a disputa da Supercopa Rei e com clubes brasileiros fora da final da Libertadores, os títulos ficaram com:
- Felipão, campeão brasileiro pelo Palmeiras;
- Mano Menezes, campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro.
Desde então, ao menos um treinador estrangeiro esteve entre os campeões da temporada. O período foi marcado por nomes como:
- Abel Ferreira (Palmeiras);
- Jorge Jesus (Flamengo);
- Antonio Mohamed (Atlético-MG);
- Artur Jorge (Botafogo).
Dorival Júnior critica desvalorização dos técnicos brasileiros
Após a classificação do Corinthians, Dorival Júnior voltou a abordar o tema da valorização dos profissionais nacionais e afirmou que os técnicos brasileiros têm sido desrespeitados.
Estamos sendo desrespeitados em todos os aspectos e sentidos. Mais uma vez, finalizamos o ano tendo Filipe Luís como campeão da Libertadores e Brasileirão e temos, no mínimo, um treinador brasileiro na final da Copa do Brasil. Prefiro chamar a atenção para este ladoDorival Júnior, técnico do Corinthians
Falas polêmicas marcaram debate sobre treinadores estrangeiros
O debate ganhou ainda mais repercussão há pouco mais de um mês, durante o Fórum de Treinadores Brasileiros, realizado na sede da CBF. Na ocasião, Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão fizeram declarações polêmicas na presença de Carlo Ancelotti, atual técnico da Seleção Brasileira.
Oswaldo de Oliveira reconheceu a qualidade dos profissionais nacionais, mas defendeu a escolha de um estrangeiro para a Seleção.
“Eu também sou favorável à presença de treinadores brasileiros nos clubes e na seleção, mas confesso que não tem jeito, tem de ser um estrangeiro. Torci para ser este homem [Ancelotti]. Não tem jeito. É um ganhador de títulos e trabalhou com todos os jogadores brasileiros na Europa. Tomara que nós cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando”, declarou.
Poucas semanas depois, os resultados em campo recolocaram os técnicos brasileiros no centro do protagonismo, encerrando um longo período de domínio estrangeiro no futebol nacional.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.