SÃO LUÍS - A CBF confirmou que, a partir da temporada de 2026, a Copa do Brasil terá duas vagas na Conmebol Libertadores, contemplando campeão e vice do torneio nacional. Até este ano, apenas o campeão garantia classificação para a principal competição continental.
CBF redistribui vagas e amplia a Copa do Brasil
Para incluir a segunda vaga via Copa do Brasil, a entidade vai retirar uma vaga do Campeonato Brasileiro. Além disso, a edição de 2026 da competição nacional contará com 126 clubes, representando um aumento de 34 equipes em relação ao formato atual.
Ainda não há definição sobre o formato da classificação do vice-campeão, e a CBF estuda se a vaga será direta na fase de grupos ou via pré-Libertadores.
Principais mudanças anunciadas pela CBF
- Duas vagas na Libertadores: campeão e vice.
- Redução de uma vaga originada do Campeonato Brasileiro.
- Expansão para 126 clubes a partir de 2026.
- Definição sobre vaga direta ou pré-Libertadores ainda pendente.
Situação da atual edição da Copa do Brasil
Na edição atual, somente o campeão conquistará vaga na Libertadores. Pelas semifinais, o Corinthians saiu na frente ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, na noite desta quarta-feira (10), pelo jogo de ida.
A outra semifinal será disputada nesta quinta-feira (11), com Vasco x Fluminense, no Maracanã, abrindo a série decisiva por uma vaga na grande final.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.