Karatê

Time Maranhão disputa Campeonato Nacional de Karatê Shotokan em busca de títulos e vaga no Mundial

Time Maranhão disputa o Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, em São Luís, com foco em medalhas e vaga no Mundial de 2026.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

Time Maranhão pronto para o Brasileiro de Karatê Shotokan, em São Luís
Time Maranhão pronto para o Brasileiro de Karatê Shotokan, em São Luís (Divulgação)

SÃO LUÍS - Depois de uma longa e intensa preparação, o Time Maranhão vive a expectativa para a disputa do 29º Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, um dos principais eventos da Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil). A competição será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no Ginásio Castelinho, em São Luís, reunindo cerca de 400 dos melhores atletas do país. O torneio também definirá os classificados para o Campeonato Mundial de 2026.

VEJA MAIS 

Time Maranhão mira bons resultados no Brasileiro de Karatê Shotokan, em São Luís

Maranhão confiante após destaque no Pan-Americano

A equipe maranhense chega confiante ao Campeonato Nacional de Karatê Shotokan. A boa fase é resultado do desempenho expressivo do Estado nas últimas competições. Em julho, sete atletas da Academia Seiryükan representaram o Brasil no Campeonato Pan-Americano, em Vitória (ES), e conquistaram 21 medalhas:

8 de ouro

6 de prata

7 de bronze

Esses resultados consolidaram o Maranhão como uma das principais potências nacionais da modalidade.

Atleta Vítor Moraes é destaque do Time Maranhão

Entre os nomes mais promissores do Time Maranhão está Vítor Moraes, dono de três medalhas de bronze no Pan-Americano. Ele é uma das principais apostas maranhenses no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan.

No Pan, Vítor integrou a equipe de Kata por Equipes (17-19 anos) ao lado de Daniel Caripunas e Micael Silva, trio que volta a competir junto, agora em casa, com o objetivo de garantir a vaga para o Mundial.

“Estamos muito satisfeitos com a preparação para o Campeonato Nacional e confiantes na conquista de muitas medalhas. É uma grande responsabilidade competir em casa e defender um Estado com tradição no Karatê Shotokan, mas a expectativa é muito boa. Contamos com o apoio da torcida maranhense em busca desses objetivos”, afirmou o carateca Vítor Moraes.

Histórico vitorioso no Nacional

O desempenho maranhense no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan vem sendo destaque nos últimos anos.

Em 2023, o Time Maranhão conquistou 33 medalhas.

Em 2024, foram 22 pódios.

Graças a essas campanhas, oito atletas da Academia Seiryükan foram convocados para representar o Brasil no Mundial de Karatê Shotokan, realizado no Japão.

Programação oficial do Campeonato Nacional

Quinta-feira (23/10)

20h – Exame de faixa

Sexta-feira (24/10)

8h30 – Clínica de arbitragem

10h – Master Camp

11h30 – Pesagem oficial

15h – Início das competições

19h30 – Abertura oficial

Sábado (25/10)

8h30 – Reinício das competições

12h – Intervalo

13h – Retorno das disputas

Domingo (26/10)

Reserva de contingência, caso a competição não termine no sábado.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.