Complicou!

Maranhense destaque na Copa de Clubes pode ter caso decidido na justiça esportiva internacional

Maranhense Lucas Ribeiro rescindiu unilateralmente contrato com clube sul-africano e busca atuar por time da Espanha, mas encontra resistência da sua ex-equipe.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 10/09/2025 às 12h16
Lucas Ribeiro foi um dos destaques da Copa do Mundo de Clubes
Lucas Ribeiro foi um dos destaques da Copa do Mundo de Clubes (Reprodução / Instagram oficial do Mamelodi Sundowns)

SÃO LUÍS - Depois de ter seu gol eleito o mais bonito na Copa do Mundo de Clubes, disputado recentemente nos EUA, e ter saído da competição como um dos destaques, o meia maranhense Lucas Ribeiro vive um impasse em sua carreira e pode levar o caso à Justiça esportiva internacional. O jogador, que esteve na mira do Fluminense após o Mundial, deseja defender o Cultural Leonesa, da segunda divisão da Espanha, mas encontra resistência do clube sul-africano Mamelodi Sundowns para a liberação. O jogador, inclusive, já se despediu da sua ex-equipe nas redes sociais. 

VEJA MAIS

Maranhense supera Messi e João Pedro em votação e tem gol escolhido como o mais bonito da Copa de Clubes

Segundo o jornal espanhol “As”, Lucas Ribeiro pretende recorrer tanto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) quanto ao Tribunal da Fifa para concretizar a transferência. O Sundowns, que não demonstra interesse em abrir mão do camisa 10, teria estabelecido uma alta quantia para aceitar sua saída, o que travou as negociações tanto com o futebol espanhol quanto anteriormente com um clube do Catar.

Inconformado com a postura do time de Pretória, o meia decidiu rescindir unilateralmente seu contrato em agosto, o que pode gerar uma disputa jurídica entre jogador e clube. O último jogo oficial de Lucas Ribeiro foi justamente contra o Fluminense, no dia 25 de junho, no empate em 0 a 0 pela terceira rodada do Grupo E do Mundial de Clubes.

A expectativa agora é pela decisão das entidades esportivas sobre o futuro do brasileiro, que tenta retomar sua carreira na Europa. Enquanto isso, o Sundowns se mostra firme na tentativa de manter o atleta em seu elenco ou ser amplamente ressarcido financeiramente em caso de saída.

“O Mamelodi Sundowns insistiu em aumentar a oferta de forma indecente, sem levar em conta os interesses pessoais do jogador, o que tornou a transação impossível. Portanto, Lucas Ribeiro Costa defenderá seus interesses perante o Tribunal da Fifa e o Tribunal Arbitral do Esporte, bem como, quando apropriado, perante qualquer tribunal nacional competente”, disse ao jornal o escritório Dupont-Hissel, responsável pelo caso do jogador maranhense. 

A equipe do Imirante Esportes entrou em contato com Lucas Ribeiro, mas ele não respondeu as mensagens. 

Mais sobre a carreira de Lucas 

Lucas Ribeiro Costa, que nasceu em Santa Helena (115 km de São Luís), não jogou como profissional no futebol maranhense. Ele teve passagens pelas categorias de base do Pinheiro e do Moto Club. Muito cedo, em 2018, ele foi para o Valenciennes, da Bélgica. Nesse equipe, ele atuou na disputa da segundo divisão belga. Ele teve ainda uma passagem pelo Charleroi e foi para o RWDM, da primeira divisão di futebol da Bélgica. 

Na sequência, ele rodou por outras equipes até chegar o Mamelodi Sundowns, em 6 de julho de 2023. Em 12 de novembro de 2023, o jogador maranhense ganhou sua primeira taça com o Mamelodi Sundowns ao derrotar o Wydad Casablanca na 2ª partida da final da Liga Africana de Futebol em Pretória com um placar de 2 a 0 (3 a 2 no acumulado).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.