Histórico!

Wesley França se torna primeiro maranhense a atuar como titular em jogo oficial da Seleção Brasileira

Lateral-direito maranhense jogou os 90 minutos na vitória do Brasil por 3 a 0 diante Chile nas Eliminatórias da Copa.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 05/09/2025 às 13h07
Maranhense Wesley em ação pelo Brasil contra o Chile ( Foto - Rafael Ribeiro / Seleção Brasileira)
Maranhense Wesley em ação pelo Brasil contra o Chile ( Foto - Rafael Ribeiro / Seleção Brasileira)

SÃO LUÍS - O Brasil venceu o Chile na noite desta quinta-feira (4), por 3 a 0, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa, e o lateral maranhense Wesley França atuou os 90 minutos do jogo. Escalado por Ancelotti, o atleta, natural de Açailândia ( distante 562 km de São Luís), quebrou uma marca histórica para o Maranhão: ele foi o primeiro maranhense a jogar como titular em um jogo oficial da Seleção Brasileira. Outros nomes como Jackson, Elkeson e França, todos nascidos no Maranhão, vestiram a amarelinha, mas nunca como titular. Sobre o atacante Canhoteiro, que atuou no futebol dos anos 1950, não foi encontrado de jogos dele como titular em jogos oficiais da Seleção. 

VEJA MAIS 

Brasil vence o Chile no Maracanã e assume vice-liderança das Eliminatórias Sul-Americanas

Maranhense, ex-Flamengo, faz gol da vitória da Roma na abertura do Campeonato Italiano

Em análises da imprensa nacional, Wesley França teve um desempenho bom, sendo elogiado tanto por torcedores brasileiros quanto italianos, já que atualmente ele defende a Roma, da Itália. De acordo com o portal de estatísticas "Sofascore", o maranhense obteve a segunda maior nota média do confronto, com 7.8, ficando atrás apenas de Bruno Guimarães, que alcançou 8.9. Em sua análise, o Globoesporte destacou que Wesley foi “muito participativo no primeiro tempo. Fez muitas jogadas de ultrapassagem com Estevão e recebeu muitas bolas e boa condição, mas pecou nas tomadas de decisão em boa parte das vezes”. 

E essa boa atuação do lateral-direito foi histórica também por conta da sua titularidade. Em levantamento feito pelo Imirante Esporte, o atleta natural de Açailândia foi o primeiro maranhense e jogar como titular em uma partida oficial da Seleção Brasileira. No registro encontrados, o atacante França, que nasceu em Codó (290 km de São Luís), estava um um amistoso entre Brasil e Inglaterra, em maio de 2000, e fez o gol brasileiro no empate de 1 a 1, em Wembley. 

Jackson atuou apenas em amistosos do Brasil ( Foto - Arquivo)
Jackson atuou apenas em amistosos do Brasil ( Foto - Arquivo)

O meia Jackson, campeão da Libertadores com o Palmeiras, também de Codó, vestiu a amarelinha, mas apenas em amistosos. 

Já o atacante Elkeson, de Coelho Neto (385 km de São Luís), foi convocado pelo treinador Mano Menezes no dia 22 de setembro para a disputa do segundo jogo do Superclássico das Américas de 2011, contra a Argentina. A Seleção Brasileira venceu por 2 a 0 e conquistou o título do torneio, mas Elkeson permaneceu no banco de reservas durante todo o jogo.

Canhoteiro foi titular? 

Maranhense de Coroatá (260 km de São Luís), o ponta-esquerda Canhoteiro participou de dezesseis partidas pela Seleção Brasileira, marcando apenas um gol, mas não foi encontrado registro de sua titularidade em partida oficial, apesar de jornais da época afirmarem que ele era nome certo para a Copa do Mundo de 1958. Ele ficou fora do mundial as vésperas do embarque para a Suécia, segundo a imprensa, muito por conta do seu estilo de vida boêmio. 

Mesmo depois dessa baixa,  Canhoteiro foi convocado e jogou outras vezes, como contra a Inglaterra, em 13 de maio de 1959, quando o Brasil venceu por 2 a 0. Mas ainda sem registro de partidas oficiais. 

Mais sobre Wesley 

Wesley Vinícius França Lima, 21 anos, nasceu em Açailândia, no interior do Maranhão, e, ainda criança, mudou com a família para Florianópolis, antes de morar em São Luís. Lá, ele começou sua carreira no Figueirense, mas não vingou e acabou indo para o Avaí.  No Avaí ele também não ficou e acabou indo parar no Atlético Tubarão, clube do interior de Santa Catarina, onde conseguiu ir para o time profissional. Apesar do desempenho ruim do time no Catarinense de 2021, Wesley acabou se destacando e, por meio do seu empresário, o ex-jogador do Flamengo, Sávio, conseguiu um teste na equipe carioca. 

Em pouco tempo o lataral-direito ganhou uma vaga na equipe sub-20 da equipe do Flamengo, assinou um contrato e segue desde 2021 no clube da Gávea, onde se firmou de vez como jogador profissional. 
 

 



 
 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.