SÃO LUÍS - A comunidade japonesa e nipo-brasileira de São Luís realizou, no último sábado (30), a edição 2025 do Undokai, gincana esportiva organizada pela Associação Nipo-Brasileira do Maranhão (Anibrama). O evento, que não era promovido há mais de dez anos na capital maranhense, reuniu dezenas de famílias em um dia de lazer, cultura e atividades físicas.
O Undokai, que significa “encontro de esportes” ou “gincana esportiva”, é uma tradição popular no Japão e este ano ganhou ainda mais significado por coincidir com as comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Atividades e integração cultural
A programação começou com o Radio Taiso, série de exercícios rítmicos de alongamento praticados há quase um século no Japão, conduzida por Kiyoshi Yamada. Ao longo do dia, participantes de todas as idades disputaram corridas, corrida de saco, cabo de guerra e brincadeiras coletivas, promovendo integração, cooperação e espírito de equipe.
Além das atividades esportivas, o público também pôde apreciar comidas típicas japonesas, participar de sorteios de brindes e reforçar a convivência comunitária.
Segundo o presidente da Anibrama, Klayton Noboru Nishiwaki, a retomada do Undokai simboliza o fortalecimento das raízes culturais:
“Esta é uma ocasião onde as famílias se unem, participam de atividades lúdicas e, acima de tudo, promovem este encontro alegre de trocas, incentivando a prática de atividades físicas e a valorização da cultura japonesa, sempre em diálogo com a brasileira”.
Para a diretora social da associação, Mieko Wada, o evento tem também caráter afetivo:
“O Undokai significa memória afetiva para nós, que somos descendentes e vivenciamos todos os anos esta experiência lúdica na infância. Retomar esta iniciativa e proporcionar isso aos nossos filhos, criando novas memórias, fortalece nossa ancestralidade”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.