SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético aciona o “modo mata-mata”, goleia a equipe da Tuna Luso-PA, por 4 a 1, e abre uma ótima vantagem na segunda fase da Série D. Na tarde deste sábado (2), o MAC não parecia nem de longe aquela equipe inconstante da primeira fase. Foi pra cima do time de Belém e goleou com dois gols de Classione, um de Ryan e um de Rafael. A Tuna descontou com Ronaldy, já no final da partida no estádio Castelão. Com esse resultado, a equipe maranhense pode perder por até dois gols de diferança para seguir viva na briga pelo acesso. Tuna e MAC voltam a se enfrentar no próximo domingo (10), às 15h, no estádio do Souza, em Belém.
1º TEMPO
Jogando em casa, o Maranhão iniciou a partida tomando as rédeas, mas a Tuna Luso não se encolhia e também tentava atacar. Com muito apetite, o atacante Ryan era o mais perigoso da equipe da casa.
Aos sete minutos, Ryan experimentou de longe, mas errou o alvo. Na sequência, a equipe de Belém chegou bem. Em cobrança de escanteio, Germano quase faz um gol olímpico, mas Jean fez boa defesa.
No minuto seguinte, aos 10, saiu o gol do MAC. Em uma jogada bem trabalhada no meio de campo, Ryan cruzou e achou o goleador Clessione sozinho na área. O camisa nove “mergulhou” para abrir o placar: 1 a 0 no Castelão.
Depois de arriscar mais um chute de fora da área, Ryan fez o segundo gol do Maranhão. Aos 24 minutos, a defesa da Tuna saiu jogando errado, o MAC pressionou, tomou a bola, Railson rolou na entrada da área, Vagalume fez um “corta luz” o camisa sete só chapou para ampliar para equipe da casa: 2 a 0.
Aos 30, o Maranhão fez o terceiro. A zaga da equipe de Belém deu bobeira mais uma vez, Rafael roubou, fez uma boa jogada individual e chutou rasteiro para marcar mais um: 3 a 0.
Aos 36, Dudu bateu falta com perigo e o goleiro Vinícius se esticou para salvar a Tuna, espalmando pra fora.
Aos 39, a Tuna alçou uma bola na área, e, após uma bate-rebate, Jean fez uma defesaça para salvar o MAC.
E assim se encerrou o primeiro tempo, com o Bode vencendo por 3 a 0
2º TEMPO
Mesmo com a vantagem no placar, o Maranhão começou o segundo tempo jogando no setor ofensivo, agredindo o adversário.
A Tuna Luso não acertava nada na partida, o Maranhão passou a ficar mais acomodado e a partida perdeu bastante intensidade até os 15 do primeiro tempo. Os goleiros praticamente não trabalharam.
Quando a partida caminhava em um marasmo, o Maranhão ampliou. Em rápido contra-ataque, o time quadricolor chegou bem dentro da área, com Mikeias, que esbarrou no goleiro Vinícius. Mas na sobra, Clessione cabeceou por cima da defesa para fazer o quarto. Virou goleada.
Depois do quarto gol, o técnico Marcinho Guerreiro fez vária mudanças no MAC, que passou a explorar mais os contra-ataques.
Logo depois de Clessione perde a chance de marcar o quinto gol, a Tuna diminuiu o placar. Aos 35, Ronaldy arrancou sozinho, driblou dois marcadores, chutou, a bola desviou na defesa e encobriu o goleiro Jean: 4 a 1.
E depois desse gol da equipe de Belém, a partida ficou mais morna e o Maranhão Atlético leva uma ótima vantagem para o jogo no Pará.
FICHA TÉCNICA
Maranhão x Tuna Luso
Data: 02/08/2025
Local: Estádio Castelão, em São Luís
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Juarez de Mello Junior (RS);
Maranhão
Jean; Igor Nunes (Franklin), Júlio Nascimento, Keven e André Radija; Dudu, Raílson e Vagalume; Ryan (Anderson), Clessione (Romarinho) e Rafael (Mikéias)
Técnico - Marcinho Guerreiro
Tuna Luso
Vinícius; Luan, Vini, Marlon e Wesley; Hudson (Kauê), Bruno Menezes (Dedé) e Germano (Emerson); Jayme ( Aldair), Alex Silva (Gabriel Furtado) e Ronaldy
Técnico - Ignácio Neto
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.