SÃO LUÍS - O Campeonato Maranhense 2025 tem data para começar e tabela básica das três primeiras rodadas e tem tudo para ser um dos melhores estaduais dos últimos anos. Os três maiores vencedores da competição - Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético -, estão em ritmo forte de pré-temporada e com elencos recheados. Times do interior também estão no mercado e montando equipes fortes. O tricampeão Imperatriz e o “caçula” Real Codó geram boas expectativas. O jogo de abertura do Estadual do próximo ano será disputado entre Imperatriz e Sampaio Corrêa, que se enfrentam no dia 11 de janeiro, às 19h30, no Estádio Frei Epifânio.
Com o Sampaio Corrêa dominando os últimos cinco anos, com quatro títulos, o Campeonato Maranhense tende a ganhar um pouco mais de competitividade na temporada de 2025. Fora da Série C, o Sampaio agora mais do que nunca vai precisar estar na final do Estadual de 2025 se quiser continuar na disputa do Campeonato Brasileiro, caso não conquiste o acesso na Série D. Isso sem contar as vagas nas copas do Brasil e do Nordeste.
O Moto Club, em situação mais complicada, precisa melhorar seu desempenho em relação a temporada de 2024 no Maranhense se quiser voltar a disputar as principais competições nacionais do calendário de 2026. No próximo ano, o Papão tem apenas o Estadual e a pré-Copa do Nordeste para disputar.
Já o Maranhão, único time a vencer o campeonato nestes cinco anos de hegemonia do Sampaio, em 2023, quer voltar à decisão do Estadual para se manter em ascensão e seguir em busca do seu acesso à Série C. Nos últimos dois ano o MAC chegou à final do Campeonato Maranhense.
Vamos saber um pouco mais sobre as equipes
Sampaio
Último time dos três grandes da capital a começar sua pré-temporada, o Sampaio Corrêa será comandado por Felipe Surian. O Sampaio ser reapresentou com 28 atletas, sendo 11 contratações, nove renovações e mais oito atletas que subiram da base. O grande destaque é a permanência do ídolo Pimentinha e a chegada do centroavante Alan James, que vem do Aparecidense.
Moto Club
Precisando fazer uma campanha melhor no Estadual, o Moto Club se antecipou aos concorrentes e anunciou a chegada do técnico Zé Augusto, treinador que venceu as duas últimas edições da competição. O Moto Club tem tem 25 atletas e o retorno do volante Felipe Dias foi umas das principais contratações. Atletas que têm respaldo com a torcida, como Yago Ramon, permancerecam no elenco.
Maranhão Atlético
Finalista das duas últimas edições da Campeonato Maranhense, o MAC entra mais uma vez como um dos candidatos ao título. O Bode contratou o experiente treinador Flávio Araújo, que já ganhou dois Estaduais pelo Sampaio, e apostou em um elenco com algumas renovações e contratações pontuais. O Maranhão tem 27 jogadors e o retorno do meia Jorge, destaque no título estdaual de 2023, foi o destaque. Jogadores de confiança da torcida como André Radija e o capitão Maycon seguem no grupo.
Destaques do interior
Tricampeão maranhense, o Imperatriz está ativo no mercado. O Cavalo de Aço, até o momento, tem 20 jogadores confirmados no elenco para a temporada de 2025. Um dos destaques do Imperatriz é o atacante Café, que teve seu contrato renovado. O experiente treinador Júnior Amorim vai comandar a equipe da região tocantina. Já o Real Codó, campeão da Série B do Maranhense, deve manter a base e investir em reforços pontuais. Destaques no time campeão, o camisa 10 Diego e o zaguiero Leone, deve seguir no time.
Mais sobre o Estadual 2025
O Campeonato Maranhense de 2025 contará com a participação de oito equipes: Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético, Imperatriz, Moto Club, Tuntum, Pinheiro, Real Codó e IAPE. A fórmula de disputa da próxima edição do Estadual será a mesma de 2024, com a competição sendo realizada em 18 datas, em decisão tomada pelos clubes e pela FMF durante a primeira reunião do Conselho Arbitral, ocorrida no dia 22 de novembro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.