Paralimpíadas

É ouro! Maranhense supera ansiedade e derruba recorde de 29 anos

Rayane Soares, que já havia conquistado prata nos 100 metros para pessoas com deficiência visual, dá show e crava recorde mundial

Imirante Esporte / Com informações de Olimpíada Todo Dia

Atualizada em 07/09/2024 às 11h55
Rayane Soares, que já havia conquistado prata nos 100 metros para pessoas com deficiência visual, dá show e crava recorde mundial
Rayane Soares, que já havia conquistado prata nos 100 metros para pessoas com deficiência visual, dá show e crava recorde mundial (Douglas Magno/CPB)

PARIS - A maranhense Rayane Soares disputou neste sábado a final dos quatrocentos metros classe T13 – para pessoas com deficiência visual nas Paralimpíadas. A atleta estava em busca da segunda medalha paralímpica da carreira – ela conquistou a primeira também em Paris na final dos 100 metros. Além do ouro, Rayane também pulverizou o recorde mundial. 

A maranhense superou ansiedade e a notícia de que teria que correr, em tese, em um local desfavorável. Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Rayane Soares, ela baixou um recorde mundial que já durava 29 anos. A marca pertencia à americana Marla Runyan, uma atleta histórica dona de cinco ouros e uma prata em Paralimpíadas, mas que também teve a oportunidade de defender os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.

“Eu tenho muita ansiedade, fico com muito medo dos 400 metros e eu pedi a Deus coragem porque treinada eu estava. Eu não gosto de correr na raia oito e descobri ontem de noite, quando eu fui dormir, que eu estava na raia oito. Fiquei muito ansiosa e muito nervosa. Foi difícil dormir, meu coração batia muito forte e minha cabeça batia junto com o coração. O resultado, em si, não me surpreende, mas fazer ele aqui, nos Jogos Paralímpicos, isso sim me surpreende por toda a ansiedade e por todo o medo que a gente sente antes de uma competição como essa”, revelou Rayane Soares.

Rayane Soares vem em ascensão no esporte paralímpico. Ela foi ouro nos 200 metros, prata nos 100 metros e bronze nos 400 metros no Mundial de Kobe 2024; além de ouro nos 100 metros e 400 metros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze nos 400 metros no Mundial Paris 2023; ouro nos 400 metros e prata nos 200 metros no Mundial Dubai 2019 e prata nos 100 metros nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

 


 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.