Olimpíadas - 2024

Tem maranhense no pódio: Rayssa Leal é bronze em Paris e faz história

Rayssa Leal chega mais uma vez em um pódio em Olimpíadas com apenas 16 anos de idade

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 29/07/2024 às 10h30
Rayssa Leal chega mais uma vez em um pódio em Olimpíadas com apenas 16 anos de idade
Rayssa Leal chega mais uma vez em um pódio em Olimpíadas com apenas 16 anos de idade (Gaspar Nobrega/COB)

PARIS – A maranhense Rayssa Leal fez história, subiu mais uma vez ao pódio - e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. - medalha para o Brasil no skate e para o Maranhão. 

Natural de Imperatriz, após escandalizar o mundo com seu talento há alguns anos em uma pista improvisada no centro da cidade da Região Tocantina, Rayssa Leal chega mais uma vez em um pódio em Olimpíadas com apenas 16 anos de idade. Ela é a primeira brasileira a conquistar duas medalhas consecutivas em Jogos com menos de 20 anos de idade. 
 

E o sucesso da prova mostrou o quanto que a maranhense domina o esporte. Se nas eliminatórias, Rayssa Leal já havia conquistado a maior nota de uma série das eliminatórias da história do esporte, segundo alguns perfis especializados (superior a 92 pontos), na série final, Rayssa Leal não deixou para menos e não deu espaço para as adversárias. 
 

Esta foi a segunda final olímpica de Rayssa Leal na carreira. Em 2021, na primeira vez que disputou os Jogos Olímpicos de Paris, Rayssa Leal conquistou a medalha de prata, perdendo a final para Momiji Nishiya.
 

As grandes adversárias de Rayssa nesta final foram as australianas Chloe Cowell, fenônemo do skate mundial com apenas 13 anos de idade e Funa Nakayama, japonesa destaque - assim como Rayssa - no Circuito Mundial. No entanto, quem se destacou foi Coco Yoshihawa, atual número um do ranking mundial e que conquistou o ouro olímpico, com nota de 93 pontos na média final. 

A final de alto nível foi considerada a maior do skate em todos os tempos. Além de japonesas e da australiana Chloe Covell, Rayssa Leal precisou claro superar o próprio nervosismo. 

Após 71,64 pontos na fase de execuções de manobras em até 45 segundos, Rayssa Leal acertou na segunda tentativa de manobra por livre escolha das skatistas, a manobra flip característica dela, em que ela coloca o eixo do skate na barra e desliza sobre ela. 

Chenxi Cui, chinesa, ameaçou a brasileira e maranhense, mas somou 241,56, contra 253,37 da maranhense, que após a confirmação do resultado ficou emocionada e foi até para a galera. Um grande público de brasileiros aguardava pela maranhense, que agradeceu aos fãs. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.