Paris 2024

Maranhense é cortada da seleção dos EUA por conta de lesão no joelho

Catarina Macario, que é naturalizada norte-americana, foi cortada e perde chance de ir à sua segunda Olimpíada.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Catarina Macário sentiu uma "irritação" no joelho
Catarina Macário sentiu uma "irritação" no joelho (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - Mais uma baixa na “delegação” maranhense que vai aos Jogos Olímpicos de Paris. A jogadora Catarina Macário, que nasceu em São Luís e naturalizada americana, foi cortada da seleção dos EUA por conta de um problema no joelho. A técnica da equipe norte-americana de futebol, Emma Hayes, confirmou o corte e informou que a atleta sente uma "irritação" no joelho que a impedirá de estar apta a disputar os jogos na França. A maranhense já perdeu também o Mundial do ano passado por causa de um uptura de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo sofrida em 2022. Catarina, 24 anos, começou a jogar futebol no país norte-americano e já tem uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

VEJA MAIS 

Maranhão "fecha lista" com sete atletas confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris

Para o lugar de Catarina Macário, Emma Hayes a também atacante Lynn Williams, que estava na lista de suplentes. Os Estados Unidos estão no Grupo B e vão estrear nos Jogos de Paris dia 25 de julho, contra Zâmbia. Alemanha e Austrália são as outras adversárias na primeira fase.

Em suas redes sociais, Catarina lamentou seu corte e disse que estará na torcida pelas suas companheiras. “Triste por ter que ser retirar da lista olímpica e não poder representar o time dos EUA. Estarei apoiando a equipa a cada passo e as meninas estão prontas”, escreveu a atleta. 

Mais sobre Catarina Macario

Catarina Cantanhede Melônio Macário se naturalizou americana em 2020 e desde então defende a seleção dos EUA. Campeã da Champions League, em 2020, e medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, no ano seguinte, a meia-atacante vem ganhando cada vez mais espaço na sua seleção e, nesta quarta-feira (26), foi convocada pela treinadora Emma Hayes para ir aos jogos de Paris 2024. 

Catarina Macario deixou São Luís, em 2011, aos 12 anos de idade, e foi com o pai  e o irmão para os Estados Unidos. Lá, já em 2017, ela começou a jogar pela Universidade Stanford e se destacou em seu primeiro ano no time universitário, com 25 jogos, 17 gols e 16 assistências. Em 2018 Catarina recebeu o prêmio "Hermann Trophy", que é dado aos melhores jogadores de futebol universitário dos Estados Unidos e se tornou a primeira brasileira a conquistar essa premiação. 

Em 2021, ela deixou o futebol universitário e se transferiu para o Lyon, da França, onde foi campeã da Liga dos Campeões, em 2022. Agora, a maranhense defende a equipe inglesa do Chelsea. 

Em 2022, Catarina Macario estava na equipe americana que ficou com a medalha de bronze no torneio feminino de futebol das Olimpíadas 2020. As norte-americanas, tetracampeãs olímpicas, venceram a Austrália por 4 a 3 e voltaram ao pódio da competição após ficarem de fora no Rio de Janeiro em 2016.

Mais sobre os jogos de Paris 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para o dia 26 de julho. Entretanto, nos dois dias anteriores já haverá jogos e provas de esportes como futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco. O evento acontecerá até 11 de agosto. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.