Troféu Mirante 2024

“Talks Troféu Mirante” promove debates antes de cerimônia de premiação

Atletas, técnico e familiares participaram de rodas de conversas sobre saúde mental e esporte no mundo digital.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 13/03/2024 às 20h27
Debate sobre saúde metal no “Talks Troféu Mirante” ( Foto - Divulgação / TV Mirante)
Debate sobre saúde metal no “Talks Troféu Mirante” ( Foto - Divulgação / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Há 19 anos o Troféu Mirante Esporte surgiu não só com o intuito de reconhecer o talento e o esforço dos atletas maranhenses, mas também para colocar esses atletas dentro de um universo mais amplo, como o contato com ídolos já consagrados, palestras motivacionais e debates sociais com temas correlatos ao esporte. Nesta sua 19º edição, o “Oscar do Esporte Maranhense" realizou o “Talks Troféu Mirante”, evento que ocorreu, na tarde desta quarta-feira (13), no Espaço UNDB, no Golden Shopping Calhau. Na oportunidade, atletas, familiares e técnicos puderam presenciar rodas de conversas com os temas “Saúde mental: um novo treino para os atletas” e “Esporte Digital: Disputando engajamento e renda”. A cerimônia do Troféu Mirante 2024 acontecerá nesta quinta-feira (14), às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo, no centro de São Luís. 

O “Talks Troféu Mirante”, que foi mediado pelo jornalista e apresentador Giovani Spinucci, começou com uma exibição de trecho do documentário sobre os Jogos Escolares Maranhense (JEM's), do ex-deputado Joaquim Haickel. Haickel apresentou um pedaço do filme que conta a história do esporte escolar no Maranhão e conversou um pouco com a plateia. 

Na sequência, foi realizada uma roda de conversa sobre saúde mental no esporte. Participaram da mesa a psicóloga Aline Lobo, o goleiro da Seleção Brasileira de beach soccer, Bobô, e o treinador e ex-atleta Alexandre Nina. 

Aline Lobo falou com o Imirante Esporte sobre o tema. “Então, falar de saúde mental é algo que estamos a cada dia agregando mais no contexto esportivo. O treinamento físico, tático e técnico sempre teve um percurso ao longo da história muito bem valorizado, até mesmo pela formação da educação física. Então, esse olhar da saúde mental, que envolve essa preparação psicológica, é algo que a gente está conquistando. Para que esse atleta tenha um treinamento mental, que são várias habilidades. Mas é importante que esse atleta tenha também um olhar de acolhimento em sua saúde mental. A psicologia do esporte trabalha a alta performance psicológica, que vai melhorar em tudo o desempenho do atleta”, comentou. 

Na segunda roda de conversa o assunto foi o esporte no mundo digital, mas precisamente nas redes sociais. O tema foi abordado por Adriany de Paula  (atleta e influenciadora digital), Karina Rocha (especialista em posicionamento digital) e Maysa Pestana (jornalista e Social Media do MAC). 

Segundo assunto abordado foi o esporte no mundo digital ( Foto - Divulgação / TV Mirante)
Segundo assunto abordado foi o esporte no mundo digital ( Foto - Divulgação / TV Mirante)

Maysa Pestana comentou um pouco sobre o debate promovido. “Então, a conversa é sobre a importância das redes sociais para o atleta, para o engajamento, para gerar patrocínio e para gerar também possibilidade com o público, que é tão ansioso para acompanhar todo mundo no seu dia a dia, e ainda mais os atletas que são preferência em todas as áreas da nossa vida. A gente fala um pouco também sobre como a torcida acompanha de maneira mais próxima o clube nas redes sociais. Como, por exemplo, treinamentos de todos os dias, algumas entrevistas, algumas brincadeiras que também são divulgadas nas redes sociais, que aproximam muito e ajudam também a trazer esse público, que está tão distante". 

Indicado na modalidade skate, o atleta Lowran Azevedo comentou também sobre sua participação no “Talks Troféu Mirante”. “É muito importante para a gente que é atleta daqui do Maranhão. A gente necessita de um pouco mais de informação sobre temas como esses. Ter uma mentalidade boa para ser um atleta de alta performance e isso influencia muito na nossa carreira e como a gente se comporta diante de cada situação”. 

Atletas, técnicos e familiares participaram do evento  ( Foto - Divulgação / TV Mirante)
Atletas, técnicos e familiares participaram do evento  ( Foto - Divulgação / TV Mirante)

Transmissão ao vivo 

A 19º edição do Troféu Mirante Esporte terá transmissão ao vivo pelo canal do portal Imirante.com, no YouTube, e no dia 16 haverá ainda um programa especial com os melhores momentos da festa, que será exibido, a partir das 14h (depois do Programa Daqui)  na TV Globo. 

A história do evento 

A primeira edição do Troféu Mirante Esporte ocorreu em 2005 e premiou atletas de 17 modalidades. Aline Fernanda Santos, do atletismo, foi a primeira atleta a ser premiada com o “Oscar do Esporte Maranhense”. 

O júri popular daquele ano escolheu para o prêmio “melhor atleta do ano” de 2005 o judoca Luís Antônio Moraes Silva Cutrim. No júri oficial a vencedora foi Tércia Vanessa Aragão Ferreira, do basquete. 

A primeira edição do Troféu Mirante escolheu a Federação Maranhense de Judô como a federação destaque daquele ano. O prêmio foi recebido pelo presidente Chico Leite.

Atletas indicados ao Troféu Mirante 2024 

ATLETISMO

BRENNO FRANK

CLARA SEGUINS

JOÃO VICTOR VIANA

AUTOMOBILISMO

FÁBIO CADASSO

JOÃO VITOR PASTORELLI

MATIAS DOMINGUEZ

BADMINTON

FABIANA TEIXEIRA

JOSÉ NETO

NAYARA SOUSA

BEACH SOCCER

ADRIELE ROCHA

BOBÔ

DATINHA

CAPOEIRA

EMANUELLY RÊGO

EROS VINICIUS

KEMILLY BIANCA

CICLISMO

DAHIANE ROMA

PAULO BALA

RAFAEL SILVA

FISICULTURISMO

SISSY FIGURE

WILSON PEPETO

ZOE WELLNESS

FUTEBOL

GLEICIELLE

MOISES FREITAS

RAMON MARANHÃO

FUTSAL

FREDSON

THIAGO GOMES T2

GINÁSTICA

ANA HELOYSA SARAIVA

JUNIOR DA CONCEIÇÃO

STEFANY MENEZES

HANDEBOL

AYLLA PAREDÃO

EVELYN CASTRO

JOÃO NETO

JIU-JITSU

DAVI AUGUSTO

HAWANN HENNYE

LOHANA VITÓRIA

JOGO DE DAMAS

FERNANDINHO FRANÇA

RAMON CARVALHO

TOMAZ MOREIRA

JUDÔ

ANTONIO ROCHA

ITALO MAZZILI

MARCIO BARBOSA

KARATÊ

DAVID CALLEB

HEITOR DHAMER

JHENY STEFANY

MARCONI DUAILIBE

MATHEUS DE SOUSA

KITESURF

ARTHUR JUCÁ

DENER ZANDONADI

JOSÉ AUGUSTO

MOTOCICLISMO

ENZO FARIAS

MARCELO MEDEIROS

ROBERTO BASTOS

NATAÇÃO

PAULO MARCELO

STEFANY AMORIM

PARALÍMPICO

CAROLINE MARTINS

DAVI HERMES

JARDIEL VIEIRA

MALLUH MAGALHÃES

MELISSA VITÓRIA

SINUCA

DANIEL SOUSA

DAVI DUAILIBE

ROGÉRIO CORRÊA

SKATE

GLAUCO LOURENO

LOWRAN AZEVEDO

NIKOLLY SANTOS

SURF

FLÁVIO MARÃO

THEO NONATO

TÊNIS DE MESA

ARTUR JACOB

JEFFERSON SILVA

PAOLA MORAIS

TÊNIS DE QUADRA

BRUNA LIOTTO

LEVY ELOY

VALERIANO ALMEIDA

TIRO ESPORTIVO

ANDREIA ALMEIDA

ANTHONY GUIMARÃES

MARCELO DUARTE

TRIATHLON

FÁBIO SOBRAL

JOÃO VICTOR SANSANTS

LEONARDO ALMEIDA

VOLEIBOL

CAIO FREITAS

PABLO NERUDA

POLY

XADREZ

HENRIQUE HAIASHI

ISRAEL PONTES

JOÃO MARCELO

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.