No calendário

Federação Maranhense de LPO abre temporada 2024 com 1ª Etapa do Estadual e anuncia etapa do Brasileiro para o Maranhão

A 4ª Copa Professor Dimas abriu a temporada 2024 do Estadual de LPO no Maranhão.

Com informações da assessoria

Ao todo 53 atletas de todo o estado disputaram o pódio
Ao todo 53 atletas de todo o estado disputaram o pódio (Divulgação)

SÃO LUÍS - A 4ª Copa Professor Dimas abriu a temporada 2024 do Estadual de LPO no Maranhão. A competição foi realizada no primeiro sábado de março (02), no Complexo Esportivo Sports Village, bairro Calhau. E na oportunidade, a Federação Maranhense de LPO (Felp-MA) já anunciou que o Maranhão vai receber, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Brasileiro de LPO, no início de maio.

Na 1ª etapa do Estadual Maranhense, ao todo 53 atletas de todo o estado disputaram o pódio em cerca de 40 categorias de peso. As categorias foram subdividas entre: Infantil, Sub-17, Sub-20, Adulto e Máster.

O atleta mais novo da competição, Gael Eloi Portilho, de 6 anos, mostrou habilidade e muita disposição, sendo exemplo de que o LPO é um esporte para todas as idades.

“Meu pai faz LPO. E eu adoro o esporte. Eu gostei muito da competição. E todos os meus movimentos na competição foram válidos”, comemora Gael.

Treinador do Gael, o instrutor e atleta, Guilherme de Oliveira Santos, destacou que o LPO para as crianças tem uma didática diferente.

“O Gael começou no esporte incentivado pelo pai. Trabalhamos as técnicas iniciais de LPO voltada para as crianças, sempre priorizando o bem-estar deles com um trabalho lúdico e divertido para que a criança possa continuar na modalidade”, explica.

Além de impulsionar o esporte no Maranhão, reunindo crianças, atletas amadores e profissionais, a abertura do Estadual também foi importante para os atletas buscarem índices para participarem de competições nacionais.

O diretor técnico da Felp-MA, Eduardo Roberto, Dudu LPO, ressalta esse aspecto da competição.

“A competição foi importante para os atletas alcançarem os índices, unidade de peso para garantir classificação para os campeonatos nacionais. E a 4ª Copa Professor Dimas de LPO marca a abertura dos nossos trabalhos em 2024. Esse é um ano em que o Maranhão, aliás a região Norte e Nordeste, vai receber, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Brasileiro de LPO. Isso representar uma grande conquista para todos nós”, destaca Dudu.

Recentemente, Dudu foi convidado pelo Canal Olímpico para ser comentarista do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso 2024, realizado em Caracas, na Venezuela, entre 23 e 28 de fevereiro. A competição foi o penúltimo evento válido para o ranking Olímpico da Federação Internacional de LPO (IWF), que distribuiu todas as cotas Olímpicas disponíveis.

Mais sobre o LPO 

O levantamento de peso olímpico é um esporte que consiste, basicamente, no atleta levantar o maior peso possível. O atleta deve elevar o peso disposto em uma barra do chão até a cabeça.

Neste esporte, compete-se em duas modalidades: o Arranco e o Arremesso. No arranco, o praticante deve tirar a barra do chão e colocá-la acima da cabeça, em um movimento sem pausas. Já no arremesso, que é um movimento dividido em duas partes, o participante tira a barra do chão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.