Esporte

Fórum Jaracaty encerra 2023 com 95 medalhas conquistadas em competições

Campeonatos estaduais e nacionais fizeram parte do calendário dos atletas do projeto neste ano.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Judô do Fórum Jaracaty brilhou nas competições de 2023.
Judô do Fórum Jaracaty brilhou nas competições de 2023. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Intensos desafios marcaram o ano de 2023 para os alunos e atletas do Fórum Jaracaty. Entre competições estaduais e nacionais, judocas e mesatenistas do projeto se dedicaram para garantir os melhores resultados. Foram 95 medalhas conquistadas no ano. Destas, 69 foram conquistadas pelo judô e 26 pelo tênis de mesa. Um número alto – mas não surpreendente – para o projeto, que subiu ao pódio em pelo menos 97% dos campeonatos estaduais e nacionais que participou neste ano.

Destaque no tênis de mesa no Maranhão, Paola Morais é remanescente do Fórum Jaracaty e comentou sobre algumas disputas. Ela, bem como alguns colegas, precisou revezar a atenção entre a escola, o trabalho como jovem aprendiz em uma rede de supermercados e os treinos em 2023. “De toda forma, participar é sempre bom, mesmo tendo que adaptar a rotina. De todas, ter disputado os dois Challenge Plus foi muito significativo para mim”, ressalta a atleta.

O TMB Challenge Plus é uma competição oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que ocorre a nível nacional. Em 2023, o Fórum Jaracaty participou da 15ª edição do campeonato no mês de agosto em Teresina, e da 23ª edição realizada em Imperatriz, no mês de novembro. Em ambas, o Fórum Jaracaty trouxe medalhas para casa: na primeira, foram 3 ouros conquistados por Paola (Sub-19, Sub-21 e Rating E) e um bronze (Rating L), conquistado por Júlio César Valentim; na segunda, todos os 4 bronzes foram conquistados por Paola, nas quatro categorias em que ela competiu (Sub-19, Sub-21, Absoluto B e Rating D).

Tão semelhante, o judô do Fórum Jaracaty conquista o pódio por onde passa. No Circuito Maranhense de Judô, o projeto despontou no ranking geral de medalhas, conquistando o primeiro e o quinto lugar, respectivamente, nas duas primeiras etapas da competição. Em eventos nacionais, destaque para a Copa Paraná de Judô realizada em setembro, com uma medalha de prata conquistada pelo projeto e para a Copa Cidade de Fortaleza, em novembro, onde o Fórum Jaracaty subiu por oito vezes no pódio (1 ouro e 7 bronzes).

Maria Luiza Birino conquistou o ouro na Copa Cidade de Fortaleza de Judô. Ela, que participa do projeto desde criança, não esconde a satisfação em contar como se sente no tatame da sede. “Quando a gente entra aqui, não imagina que pode chegar tão longe. Daí a gente conta com o apoio das tias, a motivação e disciplina dos senseis e o que era impossível antes se torna possível. Trazer medalhas para o Fórum é uma forma de retribuir e agradecer tudo o que ganhamos aqui”, diz a judoca.

Márcia Assunção, diretora do Fórum Jaracaty, acompanha de perto a rotina e a evolução dos alunos do projeto. Vizinha de muitas das famílias, a diretora faz um testemunho de agradecimento. “Diariamente, agradecemos a Deus por ter colocado parceiros tão importantes nas nossas vidas e que, assim como nós, querem ver as crianças e jovens com outra perspectiva. Esse grupo de apoio nos fortalece, nos mostra novos caminhos e nos deixa felizes ao ver o resultado positivo impactando nas casas de cada um dos alunos”.

O projeto encerrou as atividades de 2023 com ações voltadas aos atletas e demais alunos. De terça a quinta-feira da última semana, foi realizado o exame para troca de faixas do judô, graduando boa parte dos atletas que treinam nos dois turnos. O tênis de mesa realizou torneio interno para ambientar os novos alunos da modalidade com as futuras competições oficiais.

A sexta-feira foi de festa para os alunos do projeto, especialmente os que frequentam a brinquedoteca e as aulas de Artes e Informática. Um momento festivo, com distribuição de cestas básicas e brinquedos marcou o último dia de atividades do projeto no ano. As atividades do Fórum Jaracaty retornam no dia 8 de janeiro de 2024.

Sobre o Fórum Jaracaty

Desenvolver atividades nas áreas esportiva, de informática e brinquedoteca é a missão do Fórum Jaracaty. O projeto existe há duas décadas, ajudando crianças e jovens da região do Jaracaty e bairros adjacentes a terem um futuro digno por meio do esporte e de outras ações.

Para a comunidade, o Fórum Jaracaty oferece cursos, palestras e demais atendimentos, com apoio dos patrocinadores e parceiros. Todas as atividades do projeto são gratuitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.