Com uma seleção de ouro, Divina Pastora aposta no esporte como meio de formação na fase escolar
A escola que tem sido referência na área da educação investe no esporte como meio de desenvolver os seus alunos e prepará-los para o futuro.
SÃO LUÍS - Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a prática de Educação Física é fundamental na fase escolar, pois permite aos alunos que vivenciem diferentes práticas corporais e sociais, estimulando o seu desenvolvimento motor e intelectual. Assim, de olho na formação integral de crianças e jovens, o Instituto Divina Pastora aposta nesse segmento como parte do seu projeto pedagógico e se prepara para o encerramento da 33ª edição dos seus Jogos Escolares.
Além da Educação Física, obrigatória na grade de disciplinas previstas pelo Ministério da Educação, a escola oferece Futsal, Vôlei, Natação, Judô, Ginástica Rítmica e Xadrez em seu complexo esportivo durante todo o ano. Sob orientação profissional, os alunos do Instituto aprendem a técnica relacionada a cada esporte, ao mesmo tempo em que são ensinados valores que ultrapassam os muros da Instituição e que são carregados por esses estudantes para a vida toda.
“O esporte no Divina Pastora tem antes de tudo o propósito de semear valores e preparar os nossos estudantes para os desafios da vida. É um dos meios pelos quais operamos a nossa metodologia sociointeracionista que privilegia o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social Nas atividades de Educação Física, os nossos estudantes vencem a timidez, entram em contato com outros contextos e aprendem lições que moldam o caráter”, enfatiza a coordenadora pedagógica do Instituto Divina Pastora, Celimar Castro.
Desta forma, o Instituto fundado há exatos 65 anos tem colecionado boas histórias, títulos diversos em campeonatos em todos os níveis e ostenta uma equipe de ouro que é destaque no esporte maranhense.
Esporte: um aliado para uma educação de excelência em todos os níveis
Especialistas na área da educação e saúde tem destacado, ao longo dos anos, que a prática esportiva na idade escolar exerce um papel importante em diversos níveis. No social, desenvolve a capacidade de relacionamento e cooperação. Na saúde, auxilia na formação do aparelho cardiorrespiratório, no aumento da circulação sanguínea, em uma maior oxigenação do cérebro, no combate ao estresse e à ansiedade e ainda proporciona uma sensação de bem-estar. E com todos esses benefícios não é de se estranhar as possibilidades de um ganho significativo no rendimento dos alunos também dentro da sala de aula, como aponta a coordenadora de esportes do Instituto Divina Pastora, Zelma Arruda.
“Ao longo das últimas décadas, o Divina Pastora tem comprovado que o esporte pode aumentar o rendimento escolar e contribuir com a formação de cada indivíduo. Aqui no nosso complexo esportivo, os alunos extravasam a sua energia e aprendem a lidar com diferentes sentimentos e sensações e, ao mesmo tempo, isso gera bons ensinamentos, como a superação dos limites individuais, o respeito, o comprometimento e a persistência para enfrentar situações desafiadoras”, explica a coordenadora de esportes da escola, Zelma Arruda.
No Instituto Divina Pastora, os alunos contam com professores licenciados em Educação Física, com cursos específicos e pós-graduação em suas modalidades. Essa qualificação é fundamental para que o estudante tenha os cuidados e a orientação necessária para a realização da prática esportiva. Oferece também uma infraestrutura totalmente preparada para desenvolver os jovens por meio do esporte. Conta com um amplo complexo esportivo formado por um ginásio, duas quadras, uma piscina infantil e uma piscina semiolímpica, sala de jogos, dança e tatame de lutas.
Jogos Interclasses 2023
Para manter a rotina de treinos e fazer com que o esporte seja de fato um instrumento de desenvolvimento na formação dos alunos, a escola oferece treinos específicos, realiza festivais, jogos amistosos, campeonatos internos e externos durante todo o ano. Um dos destaques são os Jogos Interclasses que chegam a sua 33ª edição este ano.
O evento é pensado para que os alunos socializem, se divirtam, reconheçam a importância de princípios e valores sociais, morais, éticos e de inclusão, além de ser uma ótima forma de estimular seu desenvolvimento físico e a promoção da saúde.
“Além de melhorar a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera inclusão, cooperação, socialização e respeito entre os estudantes. O reflexo positivo atinge não só o estudante no ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão”, analisa Mauro Brito, professor de Futsal do Divina Pastora.
O Instituto destaca que os principais objetivos dos Jogos Interclasses são o incentivo à prática esportiva, a integração social e ao espírito de equipe.
O evento teve início no dia 13 de novembro e segue até 2 de dezembro, no Complexo Esportivo do Instituto Divina Pastora. As competições são nas áreas de Judô, Futsal, Ginástica Rítmica, Basquete, Natação e Vôlei.
“O Interclasse do Divina é uma atividade física e mental organizada por um sistema de regras que definirá um vencedor. Os alunos devem vivenciar esse sistema e aprender a atuar em equipe para conseguir o objetivo, aprender com a vitória e com a derrota. A interação entre os jogadores também é fundamental para estimular a superação, incentivar a inclusão, vivenciar práticas democráticas, além de saber enxergar qualidades no adversário”, destaca Thiago Monteiro, que é professor de Natação no Instituto.
Para 2024, o Instituto se prepara agora para abertura de novas turmas do esporte, com matrículas abertas nessa reta final do ano para o ensino infantil e fundamental.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.