SÃO LUÍS - Natural do Piauí, mas em sua vida inteira no esporte morando em terras maranhenses, a kitesurfista Socorro Reis é mais uma atleta que vai representar o Maranhão nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que começam oficialmente nesta-sexta-feira (20). Heptacampeã brasileira e sul-americana, e um dos principais nomes do kitesurf brasileiro, a atleta vai usar também a estreia do kite feminino no Pan para garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. E ela contou um pouco sobre esse seu momento em entrevista no quadro esportivo do jornal Bom Dia Mirante desta quinta-feira (19).
VEJA MAIS
Multicampeã, Ana Paula fala sobre Pan-Americano, Olimpíadas e projeta novos desafios
Rayssa Leal chega ao Pan de Santiago com chance de conquistar 1ª medalha brasileira
Mesmo com experiência em competições nacionais e internacionais de grande porte, Socorro Reis falou sobre a ansiedade da espera para o início da disputa dos jogos Pan-Americanos.
“Eu estou controlando a ansiedade, trabalhando muito a mente para chegar bem preparada. É um prazer imenso, estou muito grata mesmo por poder participar dos Jogos Pan-Americanos. Dar esse start na participação das mulheres nos jogos e espero representar bem nosso país e o nosso estado também. Trazer, se Deus quiser, esse resultado”, disse.
A atleta, que ainda busca sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, vai usar os jogos no Chile para tentar se garantir nas disputas de 2024.
“Então, são dois sonhos. Primeiro sonho são os Jogos Pan-Americanos, que é um evento muito importante para o nosso país, para a América Latina. E com isso vem essa tão sonhada vaga olímpica. Meu objetivo está nisso. Meu está em fazer uma boa participação nos Jogos Pan-Americanos, dar o meu melhor, e, como consequência disso, trazer essa vaga para Paris 2024”.
Socorro Reis comentou ainda sobre seu trabalho mental antes de mais essa disputa importante na carreira.
“Eu venho trabalhando muito nisso, eu acho que muitos atletas são preparados fisicamente, são preparados taticamente nas suas modalidades, mas às vezes falta um pouco trabalhar a mente. Para você chegar lá na competição, tranquila, bem preparada e sentindo que pode dar o seu melhor. E eu venho trabalhando muito isso. Trabalhando a mente e é com certeza. Venho trabalhando para ficar 100% conectada”.
As disputas do kitesurf no Pan de Santiago começam no dia 28 deste mês.
Mais sobre o Pan
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 serão realizados entre os 20 de outubro a 5 de novembro. Serão cerca de duas semanas de muita competição, com quase 7 mil atletas em ação em 57 modalidades diferentes, espalhadas pela capital chilena.
O Brasil é um dos principais favoritos em diversas modalidades, e conta com uma delegação recorde em sua história, com 622 atletas no total. Além das medalhas, estão em jogo também vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A cerimônia de abertura acontece no dia 20 de outubro, às 20h (horário de Brasília), mas as disputas já começam nos dias 18 e 19 de outubro, com o boxe e o beisebol. As primeiras medalhas serão distribuídas no sábado, dia 21 de outubro, enquanto as últimas serão no dia 5 de novembro (Com informações do COI).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.