Festa tricolor no Castelão!

Sampaio Corrêa vence o IAPE nos pênaltis e conquista o bicampeonato maranhense Sub-19

Com o título estadual, o Tricolor garantiu vaga na Copa São Paulo e na Copa do Brasil Sub-20.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 01/10/2023 às 20h56
O Sampaio Corrêa faturou pela segunda vez seguida o Maranhense Sub-19.
O Sampaio Corrêa faturou pela segunda vez seguida o Maranhense Sub-19. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa faturou, na tarde deste domingo (1º), o segundo título consecutivo do Campeonato Maranhense Sub-19 em uma final emocionante no Estádio Castelão, em São Luís. Após empate por 1 a 1 diante do IAPE, com as duas equipes balançando as redes nos últimos minutos da partida, o Sampaio ficou com o bicampeonato estadual após vitória por 7 a 6 nas cobranças de pênaltis.

Disputada em jogo único, a final do Campeonato Maranhense Sub-19 foi marcada pelo nervosismo das duas equipes, que até criaram boas oportunidades de gol durante toda a partida, mas não tiveram tranquilidade para definir as jogadas. Quando o empate sem gols parecia certo no Castelão, o Sampaio Corrêa abriu o placar aos 43 minutos do segundo tempo, com um belo chute colocado de Jailson.

Com a vantagem no placar, o Sampaio Corrêa passou a jogar no contragolpe durante os acréscimos, e em um desses avanços, uma falta mais forte do goleiro Ryan, do IAPE, resultou em uma confusão no gramado do Castelão: Ryan e Joelson foram expulsos pelo Canário da Ilha, enquanto Felipe Cauã recebeu o cartão vermelho pela Bolívia Querida. Mesmo com nove atletas, o IAPE foi valente e arrancou o empate aos 57 minutos, com gol contra de Jenilson, após cobrança de falta na grande área.

O empate no tempo normal levou a decisão do Campeonato Maranhense Sub-19 para os pênaltis. Nas cinco primeiras cobranças, Sampaio Corrêa e IAPE acertaram quatro cobranças e desperdiçaram uma, levando a disputa para as cobranças alternadas. O campeão só foi definido na oitava cobrança de cada time: enquanto Vitinho desperdiçou a tentativa do IAPE, que foi defendida por Richardson, Charles bateu seu pênalti com categoria e confirmou o título do Sampaio Corrêa, com a vitória por 7 a 6.

De acordo com levantamento da página Futebol Maranhão, o Sampaio Corrêa sagrou-se campeão maranhense Sub-19 com uma campanha de 12 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 17 partidas, com 39 gols marcados e apenas nove sofridos, diante de um IAPE que foi vice-campeão invicto, após 10 vitórias e sete empates em 17 jogos.

Com a conquista do Campeonato Maranhense Sub-19 de 2023, o Sampaio Corrêa voltará a disputar, na próxima temporada, a Copa São Paulo de Futebol Junior e a Copa do Brasil Sub-20. Neste ano, o Tricolor caiu na segunda fase da Copinha, onde foi eliminado pelo campeão Palmeiras, e foi até as quartas de final da Copa do Brasil, sendo derrotado pelo Cruzeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.