SANTA MARTA (COL) - O Brasil conquistou nesta sexta-feira a medalha de ouro, no futebol de areia, nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023. Em um jogo eletrizante diante da Colômbia, a seleção garantiu a vitória por 4 a 2, e subiu mais alto no pódio no Parque Multidesportivo Ell Rodadero, em Santa Marta, na Colômbia.
Os gols da conquista brasileira vieram dos pés do potiguar Alisson, que marcou três vezes e comandou o triunfo do Brasil, acompanhado dos maranhenses Datinha e William, e Netinho completando a conta. Lopez, Júlio Pantoja balançaram a rede a favor da seleção colombiana.
A conquista da seleção veio de forma invicta nos Jogos Sul-Americanos de Praia. A equipe comandada pelo técnico Marco Octávio estreou vencendo a Argentina, depois Uruguai, e na sequência, a Venezuela, além da final contra a Colômbia.
Com o Brasil garantido o ouro, a Colômbia ficou com a medalha de prata, seguido pela a Argentina, que ficou com o bronze, após superar o Paraguai na disputa pelo terceiro lugar.
1º tempo
O Brasil começou assustando com Edson Hulk de bicicleta, restando 10 minutos. Mas foi a Colômbia que abriu o placar com Julio Pantoja, girando para cima da marcação de João Marcos, e chutando no canto de Bobô.
Clavijo quase amplia para os donos da casa, restando seis minutos, após uma sobra de bola na entrada do gol. A reação da seleção brasileira veio com Alisson restando cinco minutos. Datinha experimentou um chute do meio-campo, a bola desviou e sobrou na confusão na entrada do gol, com o camisa 8 só resvalando para empatar.
A Colômbia se lançava à frente e era incisiva nas decisões. Restando três minutos, Lopez abriu caminho pelo meio e emendou uma bomba, sem chances para Bobô e recolocou a Colômbia na frente.
A primeira etapa era tão eletrizante, que logo na sequência, restando dois minutos para o fim, Datinha chamou a responsabilidade e empatou, em domínio e chute dentro de dentro da área.
A virada quase veio com o próprio Datinha, que testou uma bicicleta, mas com a bola explodindo no travessão. No rebote, Edson Hulk acertou a trave, e Netinho parou no bloqueio da Colômbia. A última tentativa foi com Netinho novamente, tentando uma bicicleta, mas a bola subiu demais, e assim o placar ficou no empate para o primeiro intervalo.
2º tempo
A segunda etapa demorou a engrenar no quesito chances de gol.
Mas, o público presente no Parque Multidesportivo Ell Rodadero foi contemplado com dois golaços de bicicleta do maranhense William e de Alisson, que puseram a seleção brasileira novamente com a vantagem no placar. Restando cinco minutos, William dominou na área, esperou a passagem da marcação, e executou bem o movimento. Já Alisson acertou uma bela chapada de bicicleta, pela linha lateral, marcando o quarto e levando a vantagem do placar até o segundo intervalo.
3º tempo
Na última etapa, aproveitando a queda de produção da Colômbia, o Brasil foi controlando as ações e buscando a definição. Os anfitriões aguentaram até onde puderam, mas não conseguiram resistir.
Restando três minutos par ao fim, Netinho usou bem a perna direita e acertou a gaveta marcando o quinto. No mesmo minuto, o maranhense Bobô enxergou o potiguar Alisson, que só desviou de cabeça para fechar a conta. Fim de jogo, e festa com a medalha de ouro no peito dos jogadores brasileiros.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.