Nas areias

Beach Tennis movimenta arena do CF98 neste sábado (3) São Luís

Veja último treino do Rubro-Negro antes de mais um desafio na temporada.

Com informações da assessoria

Atualizada em 01/06/2023 às 11h18
Competição será disputada na CF98 Cohama
Competição será disputada na CF98 Cohama (Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste sábado (3), o CF98 Cohama será palco do 4º torneio de Beach Tennis. O evento deve reunir alunos da modalidade que serão distribuídos em três categorias. 

Nas categorias D e C, doze duplas disputarão o topo do pódio e uma premiação de R$300,00/R$200,00, troféu e brindes. Na categoria iniciante, seis duplas estão confirmadas para agitar as areias da arena e conquistarem o prêmio: troféu, brinde e uma mensalidade no CF98 Cohama. O objetivo do evento é divulgar, incentivar e democratizar a modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos.

Com pontuações de 15/30/40 pontos por game, as partidas serão disputadas em duas chaves previstas para começarem a partir das 16h, no CF98 Cohama. A entrada é gratuita.

Mais sobre Beach Tennis

O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.

Regras básicas do jogo

  • É jogado em uma quadra de areia com 8m x 16m
  • A rede fica tem 1,70 m de altura
  • Geralmente é jogado em duplas, mas também pode ser simples (as medidas da quadra mudam e ocorre o confronto entre dois jogadores apenas).
  • O atleta usa uma raquete para rebater a bola com o objetivo de acertar a bola no campo do adversário. Se a bola tocar no chão dentro do campo adversário é marcado ponto.
  • A contagem dos pontos é parecida com a do tênis, com algumas particularidades: o jogo geralmente tem um set, que é composto de games. Ganha o set quem chegar a 6 games primeiro.
  • Já a contagem dos games, como no tênis, é na seguinte ordem: 15/ 30/ 40 e o ponto ganho após o 40 fecha o game.
  • No beach tennis não há vantagem, onde tem que abrir dois pontos para fechar, como no tênis. A dupla que completa os quatro pontos primeiro, ganha o game.
  • O set termina em 6, sendo necessário abrir a vantagem de dois games à frente. Em caso de empate 5x5, o jogo vai a 7.
  • Se o empate insistir em 6x6, o jogo é decidido em um tie break, onde são pontos corridos até 7 pontos. Em caso de empate em 6x6, é necessário abrir dois pontos de vantagem até fechar.
  • Outra diferença para o tennis é que não há dois saques. Caso o jogador erre o saque ele perde o ponto (informações do Globoesporte). 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.